• Carregando...

A Justiça Eleitoral de Pinhais inaugura hoje, às 19h30, a exposição comemorativa dos 60 anos da Justiça Eleitoral do Paraná. O evento está marcado para a Câmara Municipal e na ocasião serão homenageados os desembargadores José Ulysses Silveira Lopes – presidente do TRE-PR, e Clotário Portugal Neto – Corregedor do TRE-PR, o diretor-geral do Tribunal, Ivan Gradowski e a secretária judiciária do Tribunal, Ana Flora França e Silva.

Bancada – Por enquanto apenas dois integrantes da equipe do governo Requião confirmaram suas candidaturas à Câmara Federal. O secretário do Planejamento, Reinhold Stephannes (PMDB), e o diretor do Detran, Marcelo Almeida (PMDB), já estão percorrendo os municípios do estado em busca de votos, a terceira possibilidade é o secretário do Trabalho, Padre Roque Zimmermann (PT).

Dobradinha – Padre Roque ainda pode optar por uma candidatura à Assembléia Legislativa e nesse caso fazer uma dobradinha com sua aliada política e deputada federal Selma Schons (PT). Nesse caso os aliados do governador teriam uma disputa acirrada pelos votos da região dos Campos Gerais, além de Padre Roque, o ex-prefeito de Ponta Grossa Péricles de Mello também deve disputar uma vaga na Assembléia Legislativa pelo PT. O atual deputado estadual Jocelito Canto (PTB) é outro aliado de Requião em busca de votos dos Campos Gerais.

Pai e filho – O secretário Reinhold Stephannes já tem pelo menos uma dobradinha garantida para as próximas eleições, seu filho, Stephannes Júnior (PMDB), vereador em Curitiba. O pai, no entanto, precisará de outras dobradinhas para se eleger, uma vez que a avaliação das assessorias é que serão necessários 100 mil votos para quem quiser garantir um lugar na bancada paranaense na Câmara dos Deputados.

Espaço aberto 1 – Além dos Campos Gerais, o Norte Pioneiro deve ser outra região do estado com intensa disputa pelos votos. Com a possível desistência do presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), de disputar a reeleição para a Assembléia Legislativa, a região fica sem o seu mais tradicional representante. Hermas pretende apresentar sua candidatura ao Senado pelo PSDB.

Espaço aberto 2 – Pelo menos dois candidatos a deputado estadual já estão trabalhando para herdar os votos de Hermas Brandão. O deputado estadual Mauro Moraes (PL), que mesmo tendo lançado sua carreira política como vereador em Curitiba está resgatando suas raízes, uma vez que é nascido em Tomazina, cidade do Norte Pioneiro. Stephannes Júnior também está trabalhando nos municípios da região.

Outra legenda – Mauro Moraes ainda está procurando uma outra legenda para concorrer. Embora ainda não tenha saído do PL, o deputado já afirmou que não pretende continuar na sigla. Moraes não ficou satisfeito com as notícias envolvendo o partido com as denúncias de mensalão no Congresso nacional e também na Assembléia Legislativa. Ele ainda não definiu seu novo destino.

Em Brasília 1 – Também o PPS está apostando alto em aumentar sua bancada no Congresso. O campeão de votos na última eleição para deputado estadual no Paraná, Ratinho Júnior (teve mais de 180 mil votos), já decidiu se lançar à Câmara dos Deputados. O partido quer aproveitar o potencial de Ratinho para que a legenda consiga outras vagas e ainda a avaliação do grupo é que o pré-candidato ao governo do estado, Rubens Bueno, também consiga alavancar a votação do PPS.

Em Brasília 2 – A chapa de candidatos a deputado estadual do PPS deve contar ainda com outro reforço, o deputado estadual e presidente da sigla em Curitiba, Marcos Isfer. Outra expectativa é que o deputado federal pela região de Guarapuava, César Silvestri também consiga se reeleger. A expectativa da direção do PPS é que o partido consiga eleger pelo menos cinco deputados federais.

É 1 Real – O vereador Ney Leprevost (PP) apresentou ao prefeito Beto Richa (PSDB) uma proposta para a criação de restaurantes populares nos bairros de Curitiba com maior densidade populacional. A idéia do vereador é que as refeições custem de 1 a 2 Reais. "É possível fornecer alimentos de boa qualidade por esse valor", justifica.

Wall Street – O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso, defende a instalação de um centro financeiro em um bairro de Curitiba. O vereador já conversou com o prefeito Beto Richa para a implantação de algo nos moldes da região de Wall Street, de Nova Iorque, com a centralização de serviços em um mesmo local, como: bolsa de futuros e valores, bancos e financeiras. "Um bom local seria na região da Vila Fani", sugere Derosso.

PINGA-FOGO

* Dois candidatos já se apresentaram para disputar a presidência estadual do PTB: o deputado federal Íris Simões e do vereador de Foz do Iguaçu Carlos Budel.

* Budel faz parte do grupo ligado ao secretário da legenda Emerson Palmieri.

* Quando os vereadores voltarem para as sessões da Câmara de Curitiba em agosto vão encontrar a casa legislativa repleta de novidades.

* A principal é a instalação de câmeras de vídeo para monitorar as partes externas da rua Visconde de Guarapuava, a entrada do plenário na Barão do Rio Branco e a entrada do estacionamento na Praça Eufrasio Corrêia.

* A razão do reforço na segurança são os constantes assaltos na região.

* O vice-governador Orlando Pessuti e o líder do governo na Assembléia, deputado Dobrandino da Silva (PMDB), estiveram em Ramilândia, Oeste do Paraná, onde receberam uma lista de reivindicações do prefeito Ubaldo de Barros (PSDB).

* Os principais pontos já tiveram sinalização positiva do governo. Serão assentadas 220 famílias, com investimentos de R$ 250 mil, as estradas devem ser pavimentadas e o sistema de abastecimento de água melhorado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]