A Justiça Eleitoral de Pinhais inaugura hoje, às 19h30, a exposição comemorativa dos 60 anos da Justiça Eleitoral do Paraná. O evento está marcado para a Câmara Municipal e na ocasião serão homenageados os desembargadores José Ulysses Silveira Lopes presidente do TRE-PR, e Clotário Portugal Neto Corregedor do TRE-PR, o diretor-geral do Tribunal, Ivan Gradowski e a secretária judiciária do Tribunal, Ana Flora França e Silva.
Bancada Por enquanto apenas dois integrantes da equipe do governo Requião confirmaram suas candidaturas à Câmara Federal. O secretário do Planejamento, Reinhold Stephannes (PMDB), e o diretor do Detran, Marcelo Almeida (PMDB), já estão percorrendo os municípios do estado em busca de votos, a terceira possibilidade é o secretário do Trabalho, Padre Roque Zimmermann (PT).
Dobradinha Padre Roque ainda pode optar por uma candidatura à Assembléia Legislativa e nesse caso fazer uma dobradinha com sua aliada política e deputada federal Selma Schons (PT). Nesse caso os aliados do governador teriam uma disputa acirrada pelos votos da região dos Campos Gerais, além de Padre Roque, o ex-prefeito de Ponta Grossa Péricles de Mello também deve disputar uma vaga na Assembléia Legislativa pelo PT. O atual deputado estadual Jocelito Canto (PTB) é outro aliado de Requião em busca de votos dos Campos Gerais.
Pai e filho O secretário Reinhold Stephannes já tem pelo menos uma dobradinha garantida para as próximas eleições, seu filho, Stephannes Júnior (PMDB), vereador em Curitiba. O pai, no entanto, precisará de outras dobradinhas para se eleger, uma vez que a avaliação das assessorias é que serão necessários 100 mil votos para quem quiser garantir um lugar na bancada paranaense na Câmara dos Deputados.
Espaço aberto 1 Além dos Campos Gerais, o Norte Pioneiro deve ser outra região do estado com intensa disputa pelos votos. Com a possível desistência do presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), de disputar a reeleição para a Assembléia Legislativa, a região fica sem o seu mais tradicional representante. Hermas pretende apresentar sua candidatura ao Senado pelo PSDB.
Espaço aberto 2 Pelo menos dois candidatos a deputado estadual já estão trabalhando para herdar os votos de Hermas Brandão. O deputado estadual Mauro Moraes (PL), que mesmo tendo lançado sua carreira política como vereador em Curitiba está resgatando suas raízes, uma vez que é nascido em Tomazina, cidade do Norte Pioneiro. Stephannes Júnior também está trabalhando nos municípios da região.
Outra legenda Mauro Moraes ainda está procurando uma outra legenda para concorrer. Embora ainda não tenha saído do PL, o deputado já afirmou que não pretende continuar na sigla. Moraes não ficou satisfeito com as notícias envolvendo o partido com as denúncias de mensalão no Congresso nacional e também na Assembléia Legislativa. Ele ainda não definiu seu novo destino.
Em Brasília 1 Também o PPS está apostando alto em aumentar sua bancada no Congresso. O campeão de votos na última eleição para deputado estadual no Paraná, Ratinho Júnior (teve mais de 180 mil votos), já decidiu se lançar à Câmara dos Deputados. O partido quer aproveitar o potencial de Ratinho para que a legenda consiga outras vagas e ainda a avaliação do grupo é que o pré-candidato ao governo do estado, Rubens Bueno, também consiga alavancar a votação do PPS.
Em Brasília 2 A chapa de candidatos a deputado estadual do PPS deve contar ainda com outro reforço, o deputado estadual e presidente da sigla em Curitiba, Marcos Isfer. Outra expectativa é que o deputado federal pela região de Guarapuava, César Silvestri também consiga se reeleger. A expectativa da direção do PPS é que o partido consiga eleger pelo menos cinco deputados federais.
É 1 Real O vereador Ney Leprevost (PP) apresentou ao prefeito Beto Richa (PSDB) uma proposta para a criação de restaurantes populares nos bairros de Curitiba com maior densidade populacional. A idéia do vereador é que as refeições custem de 1 a 2 Reais. "É possível fornecer alimentos de boa qualidade por esse valor", justifica.
Wall Street O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso, defende a instalação de um centro financeiro em um bairro de Curitiba. O vereador já conversou com o prefeito Beto Richa para a implantação de algo nos moldes da região de Wall Street, de Nova Iorque, com a centralização de serviços em um mesmo local, como: bolsa de futuros e valores, bancos e financeiras. "Um bom local seria na região da Vila Fani", sugere Derosso.
PINGA-FOGO
* Dois candidatos já se apresentaram para disputar a presidência estadual do PTB: o deputado federal Íris Simões e do vereador de Foz do Iguaçu Carlos Budel.
* Budel faz parte do grupo ligado ao secretário da legenda Emerson Palmieri.
* Quando os vereadores voltarem para as sessões da Câmara de Curitiba em agosto vão encontrar a casa legislativa repleta de novidades.
* A principal é a instalação de câmeras de vídeo para monitorar as partes externas da rua Visconde de Guarapuava, a entrada do plenário na Barão do Rio Branco e a entrada do estacionamento na Praça Eufrasio Corrêia.
* A razão do reforço na segurança são os constantes assaltos na região.
* O vice-governador Orlando Pessuti e o líder do governo na Assembléia, deputado Dobrandino da Silva (PMDB), estiveram em Ramilândia, Oeste do Paraná, onde receberam uma lista de reivindicações do prefeito Ubaldo de Barros (PSDB).
* Os principais pontos já tiveram sinalização positiva do governo. Serão assentadas 220 famílias, com investimentos de R$ 250 mil, as estradas devem ser pavimentadas e o sistema de abastecimento de água melhorado.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”