O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) será homenageado hoje no Senado argentino. Durante a cerimônia, receberá sete títulos de doutor honoris causa das Universidades de Córdoba, Lanús, Três de Febrero, San Martín, Cuyo, La Plata e a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso). A Universidade Nacional de Córdoba, a mais antiga do país, argumenta que o motivo da entrega do título a Lula é sua "vigorosa defesa da democracia e da integração sul-americana, especialmente do Mercosul". Já a Universidade de La Plata sustenta que o título será concedido pela "vocação de defesa da educação pública" protagonizada por Lula em seus dois governos. O motivo da entrega conjunta do "pacote" de títulos é que Lula acumulava vários doutorados honoríficos que haviam sido concedidos pelas universidades argentinas entre 2003 e 2011. No entanto, esses títulos nunca haviam sido entregues pessoalmente.
Força maior
A ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, cancelou evento marcado para ontem, em Curitiba, por causa da votação da MP dos Portos, no Senado. Ideli iria se reunir com funcionários dos Correios
Caso de polícia
A Polícia Federal e a Polícia do Senado estão investigando a autoria de uma notícia falsa sobre o Senado. O boato que se espalhou nas redes sociais e foi republicada em vários sites, diz que um projeto de autoria da senadora Ana Rita (PT-ES) criaria uma bolsa de R$ 2 mil mensais para prostitutas. Nunca houve, no entanto, proposta em tramitação sobre o assunto na Casa. As informações são da Agência Senado.
A caravana
A caravana petista para comemorar os dez anos do partido na Presidência da República estará no Paraná no dia 13 de junho. O seminário "O Decênio que Mudou o Brasil" contará com a presença do ex-presidente Lula e dos ministros Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo e Gilberto Carvalho. A presença da presidente Dilma Rousseff não foi confirmada. O evento ocorrerá Expotrade Convention Center, em Pinhais.
Transparência
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, manteve a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determinou a divulgação dos salários dos servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul com identificação nominal. O pedido de liminar, para suspender os efeitos da decisão do CNJ, foi feito pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, que alegou que a divulgação dos dados era vedada por uma lei estadual e pela Constituição Federal.
De volta
Recém-aposentado no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TC), Hermas Brandão já pensa em voltar para a vida pública. Hermas tem dito que não descarta a ideia de concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa na eleição do ano que vem. O deputado Hermas Brandão Filho (PSB) abriria mão de tentar a reeleição em 2014 para evitar a divisão de votos com o pai. Hermas deixou a Assembleia em 2007, depois de exercer seis mandatos como deputado estadual.
Pinga-fogo
"É preciso uma revisão drástica do ensino de História nas academias militares, onde mentiras e mitos sobre 64 são repassados. Como a de que o golpe foi uma revolução contra o comunismo. Isso é história da carochinha."
Paulo Sérgio Pinheiro, coordenador da Comissão Nacional da Verdade.
Colaboraram: Guilherme Voitch e Karlos Kohlbach.
Deixe sua opinião