Começa neste fim de semana o horário de verão. À meia-noite de sábado (13), todos os relógios devem ser adiantados em uma hora.
Na padaria, para evitar atrasos, só quem mora perto trabalha no primeiro turno, que começa às 3h.
"Tem que ter o pão. Não adianta falar para o cliente é horário de verão e que o pão está atrasado", diz a gerente da padaria.
Até quem está acostumado a madrugar se preocupa com a mudança. "Fico com medo de errar a hora. Coloco uns três rádios para despertar", comenta o padeiro Anderson de Almeida Rocha.
Os relógios devem ser adiantados em uma hora, de sábado para domingo, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Desta vez, o horário de verão vai durar 126 dias 14 a mais que a versão passada. A previsão de economia de energia é de 4% a 5% nos horários de maior consumo.
Além da mudança nos relógios, a natureza também ajuda nessa conta, já que a partir de agora os dias se tornam mais longos que as noites. Segundo especialistas, com a iluminação pública e das casas começando a ser usadas mais tarde, o risco para o sistema elétrico é menor.
"No horário de verão, como ainda está claro quando a população chega em casa, a pessoa vai tomar banho e a iluminação ainda não foi ligada. Essa não-coincidência dessas cargas se traduz na redução da demanda máxima do sistema", explica o engenheiro de operação Wilson Fernandes Lage.
Para a auxiliar de contabilidade Sueli Batista, não vai ser fácil mudar a rotina da família, mas a possibilidade de reduzir a conta de luz já é um bom motivo para começar.
"Acho que tudo que der para a gente economizar vale a pena. Ainda que a gente faça um sacrifício, vale a pena", disse Sueli Batista.
Nos estados do Norte e do Nordeste, não tem horário de verão. Mesmo assim, a rotina de muita gente também vai mudar.
A partir de segunda-feira (15), os bancos no Nordeste abrem e fecham mais cedo: funcionam das 9h às 15h. O office-boy Joacir Silva também vai ter que correr para dar conta do serviço sem perder a hora.
"Saio meio dia, que no horário de verão é uma hora. Tenho que rebolar para fazer tudo. Atrapalha completamente", comenta o office-boy.
Enquanto durar o horário de verão, os funcionários do Aeroporto de São Luís terão que acordar mais cedo. Os passageiros e agentes de viagens também. As companhias aéreas antecipam a decolagem em uma hora é que os vôos seguem o horário de Brasília.
"Às vezes, tem que pular da cama de madrugada, com certeza", disse a agente de turismo Suzana Cordeiro.
"As passagens já são emitidas com o horário local e que é o horário do vôo. Mesmo assim, é bom confirmar um dia antes", acrescenta a agente de viagem Rosinéia da Silva.
Quem gosta de fazer uma fezinha vai ter que ficar de olho no relógio. Se ganhar na loteria já não era fácil, com o horário de verão pode ficar mais difícil ainda. Os apostadores do Nordeste terão uma hora a menos para fazer o jogo. Quando as apostas se encerram em Brasília, às 19h, em São Luís ainda serão 18h.
"Tem que apressar um pouco o passo para conseguir fazer o jogo", disse um senhor.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião