O Hospital Santa Catarina, localizado na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, será o responsável por atender o Papa Bento XVI e sua comitiva em caso de emergências médicas durante sua passagem pela capital paulista, entre 9 e 11 de maio. O esquema de atendimento foi montado sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Para atender o Papa, o hospital treinou 80 profissionais. Também estarão à disposição duas ambulâncias do tipo UTI móvel. Em caso de remoção aérea, a comitiva vai contar com helicóptero UTI e poderá usar o heliponto no terraço do hospital. O local já foi testado e tem permissão para pousos e decolagens, inclusive noturnas.
As ambulâncias vão acompanhar o pontífice desde a chegada ao Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, até o embarque de volta à Itália. Cada unidade móvel de atendimento terá um enfermeiro e um médico.
O hospital preparou uma suíte na UTI Cardiológica, setor recentemente inaugurado, que conta com quartos individuais. A UTI Cardiológica tem conexão direta com o heliponto, com o serviço de Hemodinâmica e com o Centro Cirúrgico do hospital.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast