O senador Humberto Costa (PT) está em vantagem na corrida pela prefeitura do Recife, mas, por enquanto, não tem força suficiente para levar a vaga já no primeiro turno, de acordo com a primeira pesquisa do Ibope em Pernambuco. O levantamento divulgado na manhã desta segunda-feira (16) pela TV Globo mostra que o candidato petista tem 28% das intenções de voto. O candidato do DEM, José Mendonça Filho, aparece em segundo lugar, com 20%. O tucano Daniel Coelho tem 5,6%, enquanto Geraldo Júlio de Mello, do PSB, chegou a 5%. Os demais candidatos - quatro ao todo - tiveram percentuais que variam entre dois e menos de um por cento.
A pesquisa encomendada pela TV Globo e jornal Folha de Pernambuco, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00046/2012, foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho, e ouviu 805 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo, ainda, com o Ibope, a taxa de indecisos é de 20%, e 9% dos ouvidos disseram, ainda, que podem votar em qualquer um dos candidatos.
O representante do DEM, José Mendonça Filho, foi o que alcançou o maior índice de rejeição, com 28%. Já Geraldo Júlio, do PSB, foi o menos indicado quando o Ibope indagou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum: apenas 14% das indicações.
Os candidatos com menor intenção de votos são: Esteves Jacinto, do PRT, com 2%; Edna Costa (PPL), com 1,4%; Lair Pedro, do PSTU, com 2%; Roberto Numeriano, do PCB, com menos de 1%. Os índices de rejeição destes quatro candidatos giram entre 15% e 18%.
Deixe sua opinião