O Ibope divulgou nesta terça-feira uma pesquisa sobre as intenções de voto na disputa presidencial. De acordo com a pesquisa, encomendada pela Rede Globo, se a disputa fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria no primeiro turno.
Como alguns candidatos que estavam disputando as eleições desistiram após a publicação da última pesquisa Ibope, em junho, o instituto avisou que não é possível comparar os resultados desta pesquisa com os números de junho.
Lula aparece com 44% das intenções de votos, Alckmin (PSDB) tem 27% e a candidata do PSOL, Heloísa Helena, tem 8% das intenções de votos. Cristovam Buarque (PDT), Rui Costa Pimenta (PCO) e José Maria Eymael (PSDC), aparecem com 1% das intenções de votos.
Brancos e Nulos somaram 9% das intenções, e indecisos somam 9%. O candidato do PSL, Luciano Bivar, não conseguiu alcançar 1% das intenções de votos.
O Ibope simulou ainda um segundo turno entre Lula e Alckmin. De acordo com a pesquisa, Lula, que tinha 53% das intenções de votos em junho, agora aparece com 48%. Já o tucano subiu, e passou de 31% das intenções de votos para 39%.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa Ibope, registrada no TSE sob o número 116372006, ouviu 2002 eleitores.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”