TSE adia julgamento de Belinati
O julgamento final do registro da candidatura de Antonio Belinati, que ocorreria na noite de ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi adiado. O ministro Arnaldo Versiani pediu vistas. O pedido ocorreu após uma longa discussão entre os ministros Marcelo Ribeiro que manteve sua decisão do dia 6 de outubro, que deferia o registro e Joaquim Barbosa, que deu a entender que seria a favor da cassação da candidatura. O pedido de impugnação de Belinati foi feito pelo Ministério Público Estadual e baseia-se no fato de que ele teve contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas quando foi prefeito da cidade.
A primeira pesquisa Ibope/ RPC/Gazeta do Povo para o segundo turno da eleição em Londrina mostra uma disputa acirrada entre Antonio Belinati (PP) e Luiz Carlos Hauly (PSDB), indicando um empate técnico entre os dois candidatos. Belinati aparece com 46% dos votos contra 44% de Hauly. Os votos brancos somam 5% e 5% estão indecisos.
Se forem considerados apenas os votos válidos, Antonio Belinati tem 51 % e o tucano 49%. A pesquisa espontânea, onde não é apresentado para o eleitor o nome dos candidatos, também mostra um quadro apertado: 42% para Belinati e 40% para Hauly.
Outra tendência apontada pelo Ibope deve provocar fortes emoções na reta final da campanha. Dos entrevistados, 12% afirmam que ainda podem mudar o voto. Somados aos 5% de indecisos, terão o poder de definir o resultado da eleição. Para 83%, a escolha já é definitiva e 5% não souberam reponder.
O deputado estadual Antonio Belinati prevê um final de eleição "emocionante" e disse que aqueles que tiverem problemas cardíacos "terão de tomar cuidado com a contagem dos votos". "Só tenho gratidão a esse povo abençoado porque é a campanha do povo e eu contra os mais poderosos caciques políticos", disse Belinati, se referindo a aliança formada em torno de Luiz Carlos Hauly, que já tem o apoio dos senadores Alvaro Dias (PSDB) e Osmar Dias (PDT), do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e do atual prefeito de Londrina, Nedson Micheleti (PT).
Para Belinati, a pesquisa só confirmou que a eleição vai ser disputada voto a voto. "Os indecisos é que vão decidir o vencedor, mas eu vou continuar com muita humildade porque o povo é quem manda na eleição e coronel da política não ganha a eleição", disse.
O deputado federal Luiz Carlos Hauly gostou do resultado e afirmou estar confiante na vitória. "A campanha está crescendo a cada dia e a cidade está definindo pela mudança com segurança na gestão", declarou.
Analisando a faixa econômica dos entrevistados é possível constatar uma divisão clara entre o eleitorado de cada um. Belinati tem maior aceitação nas classes mais populares. A maioria (58%) dos que declararam voto ao ex-prefeito ganha até 2 salários mínimos por mês.
Já Hauly é o preferido daqueles que apresentam melhor situação financeira. Dos eleitores do tucano, 69% tem uma renda acima de 5 salários mínimos por mês.
Outra diferença clara entre o eleitorado dos dois está no nível de escolaridade. Dos que votam em Belinati, 60% tem apenas o ensino fundamental, enquanto 61% dos entrevistados que pretendem votar em Hauly já concluíram uma faculdade.
A pesquisa Ibope mostrou ainda que o morador de Londrina gosta da vida que está levando. Dos entrevistados, 78% se diz satisfeito e 3% muito satisfeito. Apenas 17% declarou estar insatisfeito e 1% muito insatisfeito.
Empresas enfrentam “tempestade perfeita” com inflação, contas do governo e alta de juros
Bancada governista faz malabarismo para acabar com escala 6×1; acompanhe o Entrelinhas
Vereadores de Cuiabá receberão mais de R$ 57 mil com “gratificação por desempenho”
Não foram os sindicatos que nos deram a jornada de 8 horas: foi o desenvolvimento econômico
Deixe sua opinião