Na pesquisa Ibope, divulgada na noite desta terça-feira pelo "Jornal Nacional", foi apresentada uma simulação das eleições presidenciais. Num dos quadros apresentados aos eleitores, haveria um empate técnico no primeiro turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e José Serra, com vantagem de um ponto percentual para o prefeito de São Paulo (30% contra 29%). Anthony Garotinho ficaria com 10%. Os outros candidatos teriam 7%. Votos brancos ou nulos somariam 18% e 6% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.
Numa outra simulação, Lula ganharia com 32%, seguido por Garotinho (17%) e pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (11%). Os outros candidatos somariam 10%, enquanto seriam 22% de votos brancos ou nulos. Já 8% não souberam ou não opinaram.
Num possível segundo turno entre Lula e Serra, a vitória no segundo turno seria do prefeito de São Paulo (44% contra 35%). Brancos e nulos somariam 17%, enquanto 4% não souberam ou não opinaram.
Já contra Garotinho, o presidente Lula teria 40% dos votos, segundo a pesquisa Ibope, enquanto o adversário ficaria com 31%. Brancos e nulos atingiriam 23% e 5% não souberam ou não opinaram.
Na disputa com Alckmin, a vantagem de Lula seria de 42% contra 31%. Brancos e nulos somariam 21% e 6% não souberam ou não opinaram.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 18 e 22 de agosto, em 143 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.