A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados marcou para o dia 23, às 10 horas, o depoimento da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para explicar a compra de lanchas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na época em que ela comandava a pasta. A ida de Ideli foi acertada entre a ministra e o presidente da comissão, deputado Edmar Arruda (PSC-PR).
A convocação de Ideli (por 8 votos a 7), contou com apoio de deputados da base aliada, insatisfeitos com a demora na liberação de verbas de emendas de parlamentares.
O caso do contrato de compra das 28 lanchas-patrulha foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. As lanchas foram encomendadas por R$ 31 milhões pelo Ministério da Pesca em 2009, e parte da conta R$ 5,2 milhões foi paga na gestão de Ideli, que chefiou a pasta entre janeiro e junho de 2011.
O Tribunal de Contas da União (TCU) questiona o contrato, pois fiscalizar a pesca ilegal não está entre as atribuições da pasta. O caso também ganhou destaque porque o dono da empresa que vendeu as lanchas afirmou que foi procurado pelo PT para contribuir na campanha de Ideli ao governo de Santa Catarina, em 2010.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião