A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados marcou para o dia 23, às 10 horas, o depoimento da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para explicar a compra de lanchas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na época em que ela comandava a pasta. A ida de Ideli foi acertada entre a ministra e o presidente da comissão, deputado Edmar Arruda (PSC-PR).

CARREGANDO :)

A convocação de Ideli (por 8 votos a 7), contou com apoio de deputados da base aliada, insatisfeitos com a demora na liberação de verbas de emendas de parlamentares.

O caso do contrato de compra das 28 lanchas-patrulha foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. As lanchas foram encomendadas por R$ 31 milhões pelo Ministério da Pesca em 2009, e parte da conta – R$ 5,2 milhões – foi paga na gestão de Ideli, que chefiou a pasta entre janeiro e junho de 2011.

Publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) questiona o contrato, pois fiscalizar a pesca ilegal não está entre as atribuições da pasta. O caso também ganhou destaque porque o dono da empresa que vendeu as lanchas afirmou que foi procurado pelo PT para contribuir na campanha de Ideli ao governo de Santa Catarina, em 2010.