O ex-prefeito José Antônio Pontarolo, conhecido como Zezo, está impedido de tentar retomar o controle da administração municipal de Imbituva, nos Campos Gerais. Ele registrou candidatura, mas a Justiça Eleitoral negou o pedido. Acontece que Zezo foi funcionário comissionado no gabinete do deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) e não deixou o cargo no prazo estabelecido pelo calendário eleitoral. O ex-prefeito ainda recorre da decisão.
Aversão
O candidato Sandro Alex (PPS), que concorre à prefeitura de Ponta Grossa, parodiou uma música de Daniel e tascou no jingle da campanha que "não gosta de política". Quis reforçar, provavelmente, que não é político profissional e que se apresenta como candidato pela primeira vez. Mas teve quem achou estranhou ele dizer que não gosta da coisa...
Adesão fraca
Passam pelo calçadão de Ponta Grossa aproximadamente 100 mil pessoas por dia, mas apenas 400 assinaturas foram coletadas no local, no último final de semana, para o projeto de iniciativa popular que pretende impedir candidaturas de políticos fichas-sujas. A meta de coletar 20 mil assinaturas está ainda bem longe até agora foram só 3,5 mil em toda a cidade e por isso o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral volta ao calçadão no sábado, com a esperança de mais adesões. Para encaminhar o projeto ao Congresso Nacional é necessário reunir 1,3 milhão de assinaturas em todo o país.
Fervura em Apucarana
A campanha eleitoral demorou para engrenar em Apucarana, mas quando chegou às ruas foi com efervescência total. Nesta semana, dois jornais foram distribuídos aos eleitores na cidade e a artilharia teve como alvo o candidato a prefeito Beto Preto (PT). As publicações podem gerar a intervenção da Justiça Eleitoral, conforme já adiantou a juíza Ornela Castanho.
Estréia na tevê
Em Arapongas, cidade de quase 100 mil habitantes, os cerca de 65 mil eleitores assistem a primeira campanha municipal com propaganda eleitoral na tevê. Estão na disputa pela prefeitura o engenheiro e empresário Graça Júnior (PPS) e o atual prefeito Beto Pugliese (PMDB). Na telinha, a pendenga ainda é morna, mas nos bastidores já são distribuídas caneladas à vontade.
Agora vai
Candidato a prefeito, Luiz Eduardo Cheida (PMDB) comemora o anúncio das obras do Jardim Botânico de Londrina. Segundo o instituto DataPadaria, deve ser a terceira ou quarta vez que a obra é lançada, embora ainda não tenha saído do papel.
* * * * * *
Esta coluna é publicada nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras.
Deixe sua opinião