O presidente Lula confirmou que estará presente no Vale do Ribeira, na próxima quarta-feira. Ele vem para inaugurar o trecho da BR-476 que recentemente teve a sua pavimentação concluída. Na ocasião, o presidente deve anunciar também a ordem de serviço para restaurar o trecho da estrada entre Bocaiúva do Sul e Curitiba.
Desaprovação O Tribunal de Contas desaprovou a prestação de contas da URBS referente ao exercício financeiro de 1998. Segundo o relator, auditor do TC Marins Alves de Camargo Neto, a Urbs já havia prestado esclarecimentos acerca de algumas irregularidades encontradas, e agora, em nova análise, manteve-se "impugnados os itens relativos à sublocação de veículos e à participação de particular na arrecadação de multas e delegação do poder de polícia à particular".
Recurso O líder do governo na Assembléia, deputado Dobrandino da Silva (PMDB), afirma que o estado recorreu da liminar que autorizou o aumento do pedágio entre Guarapuava e Foz. Dobrandino e outros deputados que têm base eleitoral na região decidiram acompanhar o governo no protesto contra os preços praticados pela concessionária Caminhos do Paraná.
Duplicação O deputado Reni Pereira (PSB), que também tem base eleitoral em Foz do Iguaçu, afirma que os usuários estão pagando pedágio para uma rodovia duplicada, o que não acontece na BR-277 entre Medianeira e Guarapuava. Dos 459 quilômetros do trecho, apenas 60 têm pista dupla. "A concessionária já recebeu a duplicação entre Foz e Medianeira e o contrato previa a obra entre Medianeira e Cascavel", afirma.
Com empresários O senador Alvaro Dias (PSDB) estará na segunda-feira pela manhã em Curitiba para debater com empresários a atual situação política brasileira, principalmente com a cassação do mandato do ex-deputado Roberto Jefferson, e os reflexos da crise na economia. O evento está sendo promovido pelo Instituto Teotônio Vilela e será realizado na sede da Aecic, a partir das 8 horas.
Chapão Os vereadores pedetistas Jairo Marcelino, Tito Zeglin e Jorge Bernardi são contra o chapão nas eleições de 2006 (composto pelo PDT, PSDB e PFL). Eles querem coligação apenas na majoritária e não na proporcional. Na sexta o grupo esteve com o senador Osmar Dias e expôs o pensamento do diretório municipal. Os vereadores acreditam que o voto de legenda possa beneficiar o PDT.
Mulheres Um debate sobre a inclusão das mulheres na reforma política foi realizado ontem na Assembléia Legislativa. O encontro foi organizado pelos deputados estaduais Marcos Isfer (PPS) e Elza Correia (PMDB) e a federal Clair da Flora Martins (PT). Os principais temas debatidos foram a defesa dos interesses políticos nacionais femininos e as limitações econômicas e financeiras das mulheres no meio trabalhista.
Segurança A população de Vitorino, Sudoeste do estado, promoveu ontem um debate sobre Segurança Pública com o secretário Luiz Fernando Delazari. O secretário participou do encontro atendendo a um convite do deputado Nereu Moura (PMDB), que tem sua base eleitoral na região. As pessoas questionaram Delazari sobre como o estado pretende agir na questão da crescente violência nas cidades menores.
Cidades O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, convidou o professor Carlos Vainer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em desenvolvimento econômico e social, para fazer a principal palestra da 2.ª Conferência Estadual das Cidades. O evento está marcado para os dias 22 e 23, em Foz do Iguaçu. Vainer, que dirige o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, vai abordar a organização da cidade para a igualdade social.
Exoneração O prefeito de Santo Antônio da Platina, José Ritti Filho (PMDB), publicou ontem o decreto exonerando 69 servidores contratados para ocupar cargos em comissão. Ritti disse que a demissão foi necessária porque o Ministério Público entende que estes cargos só podem ser ocupados por servidores concursados. Há cerca de um mês o prefeito demitiu outros 13 servidores também comissionados.
Progressivo O vereador Beto Moraes (PL) está propondo que a prefeitura debata com a população a implantação do IPTU progressivo. O projeto do Executivo prevê que a cobrança do imposto que hoje é sobre 3% do valor venal do imóvel seja aumentada, ano a ano, até chegar a 15%. O vereador quer saber qual a vantagem deste sistema para a população.
PINGA-FOGO
* Favorável à candidatura própria ao governo do estado em 2006, o vereador Mário Celso Cunha aposta ser esta a melhor opção para o PSDB mostrar sua força no Paraná.
* "Os tucanos têm o presidente da Assembléia, da Câmara e o prefeito de Curitiba. Têm também um presidente estadual que está reforçando as bases em todo Paraná", justifica Mário.
* "Receio que se desarmem os mocinhos para que os bandidos tenham livre acesso. Bandido tira porte de arma ou compra arma em loja?", pergunta o deputado Nelson Justus (PFL), sobre o Referendo, marcado para outubro, que questiona o comércio de armas.
* Durante a sessão da Câmara de Curitiba que deu votos de congratulações à ALL pela reconstrução da ponte do Rio São João, na Serra do Mar, o presidente da casa legislativa, João Cláudio Derosso, alfinetou o governo estadual e o governo Lula.
* "Seria bom que eles revitalizassem as estradas e as pontes estaduais e federais. Assim não teríamos que conviver com fechamento de rodovias", disse Derosso.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião