• Carregando...

Há quatro dias, um incêndio destrói parte da vegetação do parque nacional da Chapada dos Guimarães, a 60 quilômetros de Cuiabá. Dois mil hectares foram queimados - a maior área destruída no parque nos últimos quatro anos.

Com o vento forte, as chamas avançam com rapidez. Os bombeiros lutam para evitar que o fogo chegue aos cânions, considerados o coração da reserva, onde vivem dezenas de espécies de aves ameaçadas de extinção.

Um helicóptero faz o transporte de água até os locais de difícil acesso.

O parque está entre os cinco mais visitados do país. No ano passado, recebeu 120 mil turistas. Enquanto durar o incêndio, o parque vai permanecer fechado para visitação.

Fogo também consome a Chapada das Mesas no Maranhão

No Maranhão, um incêndio atinge o parque nacional da Chapada das Mesas. O fogo consome a mata nativa nas encostas de monumentos naturais de arenito, formação geológica de mais de 60 milhões de anos. Em agosto, foram registrados 1.078 focos de incêndio no estado. O número é cinco vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Em Minas, foi controlado no fim da noite de segunda-feira um incêndio que consumiu grande parte da vegetação do parque estadual do Itacolomi, em Ouro Preto. De acordo com funcionários do parque, 25 hectares da vegetação foram destruídos. Dois helicópteros ajudaram no combate às chamas que começaram no final da manhã de segunda.

O parque possui uma área de 7.543 hectares com espécies de transição entre o cerrado e a Mata Atlântica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]