O secretário de Subprefeituras, Walter Feldman, afirmou nesta quinta-feira em entrevista ao SPTV que o incêndio na favela São João, na Vila Maria, que deixou cerca de 300 desabrigados, pode ter sido criminoso. Só este ano ocorreram 23 incêndios em favelas na cidade. Segundo ele, pessoas de dentro da própria favela podem estar colocando fogo nos barracos para pegar a verba social que a Prefeitura tem para este tipo de situação. Em outros casos, acrescentou, há o desejo de retirar a favela definitivamente.
- Há suspeitas fortíssimas. Há fortes indícios de incêndio criminoso, exatamente para pegar a verba dada pela Subprefeitura no deslocamento para outro local. As pessoas saem, depois reconstrói - disse o secretário.
Perguntado se seriam os próprios moradores da favela, Feldman afirmou que a situação é complexa, pois há a presença do tráfico e, atualmente, há uma grande procura pela verba social de moradia.
Sobre a possibilidade de incêndios ocorridos em outras favelas da cidade terem sido criminosos, o secretário afirmou:
- É possível tem se repetido - afirmou, acrescentando que há ainda desejo de retirar a favela definitivamente.
Feldman afirmou que a Prefeitura montou uma comissão para apurar o fato e registrou também Boletim de Ocorrência. Segundo ele, agentes da Subprefeitura estiveram no local logo depois do início do incêndio.
O fogo desta quarta-feira foi o segundo que atingiu a Favela São João apenas esta semana. De segunda para terça-feira, um incêndio destruiu 27 barracos e deixou 135 desabrigados. Na noite desta quarta-feira, 100 barracos foram destruídos e a Subprefeitura cadastrou 209 desabrigados. Elas receberam cesta básica, colchões e cobertores. Segundo a Prefeitura, a favela tem cerca de 750 barracos.
Deixe sua opinião