Um incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a cerca de 260 km de Brasília, queimou aproximadamente 42 mil hectares da vegetação, o que corresponde a 60% da área do Parque. As chamas começaram nessa quinta-feira (6) e foram controladas na manhã deste sábado (8).

CARREGANDO :)

Segunda os brigadistas do PrevFogo, ventos de até 120 km/h atrapalharam o combate ao fogo. Além disso, os três grandes focos se concentraram em áreas muito secas e de difícil acesso. O incêndio não atingiu a área do Parque reservada para a visitação pública. Mesmo assim, o Ibama decidiu liberar apenas metade da área pública para os turistas. A medida de segurança é por causa da alta concentração de fumaça em algumas regiões do Parque.

A Chapada dos Veadeiros é muito freqüentada por moradores do Distrito Federal. Em feriados e fins de semana prolongados como este, muita gente sai de Brasília e de outras cidades próximas para descansar no local. Por conta do incêndio e da fumaça, em vez de 450 pessoas, apenas 250 poderão entrar no Parque. Nesta manhã, cerca de 600 pessoas esperavam para passear no local.

Publicidade

Área particular

Uma área particular que faz divisa com o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros também foi atingida pelo fogo. No portal da chapada, as chamas destruíram três prédios de madeira e palha, onde funcionavam a recepção, a lanchonete e os banheiros de camping.

Os funcionários, turistas e moradores da região que estavam no local conseguiram impedir que o fogo atingisse os 14 chalés, a 400 m do ponto de incêndio. Naquele lugar, o fogo começou na quinta-feira (6) e foi controlado no fim do dia.