• Carregando...

O governador Requião não havia anunciado ontem sua definição sobre a permanência ou não do secretário da Comunicação, Aírton Pisseti, na equipe. O secretário teria pedido demissão na última quarta-feira, mas ninguém da equipe de governo quis comentar o assunto. Durante o dia, Requião e alguns secretários teriam discutido a permanência de Pisseti ou uma possível substituição por alguém de perfil técnico – um profissional da área de comunicação com bom trânsito nos principais veículos do estado.

De partido novo – A direção estadual do PMDB marcou para segunda-feira a cerimônia de filiação do deputado federal André Zacharow ao partido. Já confirmaram presença para abonar a ficha o governador Requião; o presidente estadual da legenda, deputado Dobrandino da Silva; e o secretário-geral Luiz Cláudio Romanelli. Zacharow deixou o PSB depois que uma série de outras lideranças da capital saíram da sigla.

Explosão – O Ibama aplicou uma multa de R$ 50 milhões para cada uma das duas empresas envolvidas na explosão do Navio Vicuña, no ano passado em Paranaguá – Ultragás e Cattalini. Na reunião realizada ontem, no porto, os deputados Artagão Júnior (PMDB) e Neivo Beraldin (PDT) – membros da comissão da Assembléia designada para acompanhar o assunto – sugeriram uma redução no valor, desde que as empresas investissem o montante em melhorias no litoral paranaense.

Expectativa – O Partido Verde conseguiu mais duas filiações com o objetivo de montar a chapa de deputados estaduais e federais para 2006. Assinaram a ficha ao partido Said Ferreira, ex-prefeito de Maringá e ex-deputado federal; e Jairo, ex-goleiro do Coritiba. O PV calcula que vai eleger dois deputados estaduais e um federal.

Mais verdes – O vereador Aladim Luciano está justificando seu mandato pelo Partido Verde e apresentou um projeto para o desenvolvimento sustentável de Curitiba. Aladim propõe instituir na capital a "Agenda 21 Local". O conjunto de medidas foram previstas na Rio-92, conferência da ONU realizada no Brasil.

Pai da criança – A comitiva paranaense que esteve no início da semana em Brasília, negociando uma solução para o impasse que tem inviabilizado as obras de restauração do trecho da BR-476 entre União da Vitória e a Lapa, foi liderada pelo deputado federal Aírton Roveda (PTB) – e não pelo Dr. Rosinha (PT), conforme publicamos na quarta-feira.

Quanto custa – Roveda, o deputado estadual Natálio Stica (PT) e prefeitos da região se reuniram na Casa Civil com representantes do Dnit e do Ministério dos Transportes, e voltaram com a promessa de que a Casa Civil vai averiguar a verba necessária para obras de emergência, dentro de dez dias. Aírton Roveda informou que o Tribunal de Contas da União enviou um emissário para conferir as condições da BR-476 e de outras estradas daquele mesmo lote.

Tradição – O deputado Rafael Greca vai passar os próximos três dias envolvido com a organização da Festa da Ordem, evento que tradicionalmente ele ajuda a promover desde 1977. Greca lembra que a festa, que já faz parte do calendário de Curitiba, é importante não só para arrecadar recursos para instituições de caridade como também preservar aspectos culturais da cultura da capital e outras cidades que participam do evento.

Mudança – Os pefelistas continua negociando com o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), sua transferência para o PFL. O motivo da troca é a necessidade de o partido ter um representante na aliança que pode ocorrer entre o PDT, PSDB e o PFL na eleição de 2006. Derosso seria o indicado do PFL para ser o candidato a vice-governador na chapa de Osmar Dias.

Desmentido – A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho, desmentiu através da assessoria de imprensa, a participação em um processo investigatório que teria ligado o deputado estadual Ângelo Vanhoni (PT) a um desvio de recursos do Consórcio Nacional da Juventude. A informação foi divulgada por um jornal eletrônico paranaense. O documento referido no texto versa apenas sobre a formação de adolescentes e jovens do Programa Primeiro Emprego.

Pinga-fogo

* O vereador Jair César (PTB), também aderiu à idéia de manter o Terminal do Guadalupe como local de chegada de ônibus.

* Jair vem sugerindo ao prefeito Beto Richa transferir os ônibus da região da Tiradentes para o Guadalupe, já que os pontos existentes no local devem ser desativados quando entrar em operação o Eixo Metropolitano.

* O vereador Serginho do Posto (sem partido) se diz inconformado com os milhões que vão ser gastos com o plebiscito do desarmamento.

* Segundo ele, o governo Lula deveria racionalizar as despesas e deixar para o próximo ano, coincidindo com as eleições. "Isso economizaria milhões aos cofres públicos", opina Serginho.

* Os vereadores do PSDB reivindicam mais atenção do prefeito Beto Richa.

* O motivo da discórdia é o apoio de Beto a partidos como o PPS, PMDB e PL, que no próximo ano não farão parte da aliança para as eleições estaduais de 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]