O governador Requião não havia anunciado ontem sua definição sobre a permanência ou não do secretário da Comunicação, Aírton Pisseti, na equipe. O secretário teria pedido demissão na última quarta-feira, mas ninguém da equipe de governo quis comentar o assunto. Durante o dia, Requião e alguns secretários teriam discutido a permanência de Pisseti ou uma possível substituição por alguém de perfil técnico um profissional da área de comunicação com bom trânsito nos principais veículos do estado.
De partido novo A direção estadual do PMDB marcou para segunda-feira a cerimônia de filiação do deputado federal André Zacharow ao partido. Já confirmaram presença para abonar a ficha o governador Requião; o presidente estadual da legenda, deputado Dobrandino da Silva; e o secretário-geral Luiz Cláudio Romanelli. Zacharow deixou o PSB depois que uma série de outras lideranças da capital saíram da sigla.
Explosão O Ibama aplicou uma multa de R$ 50 milhões para cada uma das duas empresas envolvidas na explosão do Navio Vicuña, no ano passado em Paranaguá Ultragás e Cattalini. Na reunião realizada ontem, no porto, os deputados Artagão Júnior (PMDB) e Neivo Beraldin (PDT) membros da comissão da Assembléia designada para acompanhar o assunto sugeriram uma redução no valor, desde que as empresas investissem o montante em melhorias no litoral paranaense.
Expectativa O Partido Verde conseguiu mais duas filiações com o objetivo de montar a chapa de deputados estaduais e federais para 2006. Assinaram a ficha ao partido Said Ferreira, ex-prefeito de Maringá e ex-deputado federal; e Jairo, ex-goleiro do Coritiba. O PV calcula que vai eleger dois deputados estaduais e um federal.
Mais verdes O vereador Aladim Luciano está justificando seu mandato pelo Partido Verde e apresentou um projeto para o desenvolvimento sustentável de Curitiba. Aladim propõe instituir na capital a "Agenda 21 Local". O conjunto de medidas foram previstas na Rio-92, conferência da ONU realizada no Brasil.
Pai da criança A comitiva paranaense que esteve no início da semana em Brasília, negociando uma solução para o impasse que tem inviabilizado as obras de restauração do trecho da BR-476 entre União da Vitória e a Lapa, foi liderada pelo deputado federal Aírton Roveda (PTB) e não pelo Dr. Rosinha (PT), conforme publicamos na quarta-feira.
Quanto custa Roveda, o deputado estadual Natálio Stica (PT) e prefeitos da região se reuniram na Casa Civil com representantes do Dnit e do Ministério dos Transportes, e voltaram com a promessa de que a Casa Civil vai averiguar a verba necessária para obras de emergência, dentro de dez dias. Aírton Roveda informou que o Tribunal de Contas da União enviou um emissário para conferir as condições da BR-476 e de outras estradas daquele mesmo lote.
Tradição O deputado Rafael Greca vai passar os próximos três dias envolvido com a organização da Festa da Ordem, evento que tradicionalmente ele ajuda a promover desde 1977. Greca lembra que a festa, que já faz parte do calendário de Curitiba, é importante não só para arrecadar recursos para instituições de caridade como também preservar aspectos culturais da cultura da capital e outras cidades que participam do evento.
Mudança Os pefelistas continua negociando com o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), sua transferência para o PFL. O motivo da troca é a necessidade de o partido ter um representante na aliança que pode ocorrer entre o PDT, PSDB e o PFL na eleição de 2006. Derosso seria o indicado do PFL para ser o candidato a vice-governador na chapa de Osmar Dias.
Desmentido A procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margaret Matos de Carvalho, desmentiu através da assessoria de imprensa, a participação em um processo investigatório que teria ligado o deputado estadual Ângelo Vanhoni (PT) a um desvio de recursos do Consórcio Nacional da Juventude. A informação foi divulgada por um jornal eletrônico paranaense. O documento referido no texto versa apenas sobre a formação de adolescentes e jovens do Programa Primeiro Emprego.
Pinga-fogo
* O vereador Jair César (PTB), também aderiu à idéia de manter o Terminal do Guadalupe como local de chegada de ônibus.
* Jair vem sugerindo ao prefeito Beto Richa transferir os ônibus da região da Tiradentes para o Guadalupe, já que os pontos existentes no local devem ser desativados quando entrar em operação o Eixo Metropolitano.
* O vereador Serginho do Posto (sem partido) se diz inconformado com os milhões que vão ser gastos com o plebiscito do desarmamento.
* Segundo ele, o governo Lula deveria racionalizar as despesas e deixar para o próximo ano, coincidindo com as eleições. "Isso economizaria milhões aos cofres públicos", opina Serginho.
* Os vereadores do PSDB reivindicam mais atenção do prefeito Beto Richa.
* O motivo da discórdia é o apoio de Beto a partidos como o PPS, PMDB e PL, que no próximo ano não farão parte da aliança para as eleições estaduais de 2006.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Deixe sua opinião