O arquiteto Luiz Forte Netto é o nome mais cotado para assumir no lugar de Renato Adur como Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano. Superintendente Executivo da Paranacidade, o ex-tucano está bem familiarizado com a pasta e deve dar continuidade ao trabalho de Adur. Na última campanha ao governo do estado, Forte Netto foi candidato a vice-governador de Alvaro Dias (PSDB), mas logo no início do governo Requião foi convidado a integrar a equipe do PMDB.
Convidados Além de prefeitos e vereadores, o PMDB está atraindo reforços do meio religioso. Um grupo de lideranças evangélicas assinou ficha de filiação no partido durante a semana. Os novos peemedebistas foram levados pelo chefe de gabinete, Vanderlei Iensen, e pelo deputado federal André Zacharow. "Eles estavam em partidos menores e vão engrossar a chapa de pré-candidatos a deputado. Até o final do mês vamos trazer outros líderes", disse Iensen.
Receio O segundo-secretário da Assembléia Legislativa, Geraldo Cartário, que se filiou no PP em março, disse que fez uma pesquisa com suas bases eleitorais e 80% acham que ele deve mudar de partido. "Eles dizem que vai ser difícil pedir voto para alguém que está no partido do Severino", disse, se referindo à renúncia do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti. Cartário não é o único da bancada que pensa em sair. Cida Borghetti e César Seleme também estão conversando com outros partidos.
Decidido Dois dos três deputados sem partido na Assembléia já se definiram. Jocelito Canto retornou para o PTB e Luiz Carlos Martins assinou ficha de filiação ontem no PDT. Falta apenas Mauro Moraes, que está com um pé no PMDB e também em negociação com o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Se tiver a garantia do governador que serão liberados os investimentos para os bairros da capital, Moraes diz que bate o martelo com o PMDB.
Negociação Moraes afirma que já conversou com o secretário da Educação, Maurício Requião, e com o da Saúde, Cláudio Xavier, que lhe garantiram que seria bem-vindo no PMDB. Além de Curitiba, o deputado vem trabalhando com prefeitos do Norte Pioneiro e Campos Gerais, para garantir sua reeleição à Assembléia.
Metas O presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), quer zerar as promessas de campanha antes de deixar a Casa em 2006. Garantiu colocar em funcionamento no próximo mês a Escola do Legislativo, que vai oferecer cursos de especialização para os funcionários. "Alguns servidores nem concluíram o primário e também vão ter chances de estudar", disse. A instalação da TV Assembléia e a realização de concurso público para preencher 40 cargos também estão confirmadas até o fim do ano.
Rigor O deputado estadual Reni Pereira (PSB) vai apresentar o parecer ao projeto da nova lei orgânica do Tribunal de Contas no final do mês. Relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado prevê muita discussão. O ítem mais polêmico proíbe conselheiros de ter ligações políticas e julgar prestação de contas que envolvem parentes. Também proíbe a existência de conselheiros parentes (dois irmãos ou pai e filho, por exemplo).
Plano nacional A cúpula do PMDB nacional voltou a reunir-se, desta vez em São Paulo, para debater o programa do partido para o país. A primeira reunião foi em Curitiba, com a presença de governadores e a direção do partido. No segundo encontro, o governador do Paraná, Roberto Requião, foi quem conseguiu traduzir melhor os objetivos do programa, segundo os peemedebistas presentes.
Mudanças O plano prevê mudanças radicais na economia. Requião critica o governo Lula por priorizar o mercado financeiro em relação aos investimentos na produção. Do encontro em São Paulo participaram também o governador gaúcho Germano Rigotto, os ex-governadores Anthony Garotinho, Moreira Franco e Orestes Quércia, além do presidente do partido Michel Temer.
Ex-ministro O plano apresentado pelo PMDB recebeu no encontro de São Paulo o aval do ex-ministro da Fazenda Delfim Neto, que compareceu à apresentação. As próximas reuniões estão marcadas para Florianópolis (dia 2 de outubro) e Porto Alegre (10 de outubro).
Pinga-fogo
* Aliados do governador Roberto Requião (PMDB) esperam a divulgação de uma pesquisa nacional do Ibope que teria sido encomendada pelo governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz.
* Segundo deputados da bancada, Requião foi informado que estaria em primeiro lugar em aprovação entre todos os governadores do Brasil.
* "Não defendo uma reforma política agora porque os nervos estão aflorados e vamos fazer besteira". O alerta é do presidente estadual do PL, deputado federal Oliveira Filho, sugerindo que o Congresso Nacional vote até 30 de setembro apenas uma minirreforma, com poucas modificações nas atuais regras eleitorais.
* As bancadas do PSDB e do PPS escolhem esta semana os nomes que vão integrar a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Assembléia para apurar o jogo ilegal, através de máquinas caça-níqueis.
* Os outros partidos já indicaram representantes para a comissão, que será formada por sete membros e terá duração de 120 dias.
* O deputado federal, César Silvestri, único representante do PPS na Câmara Federal, disse que o bloco PPS/PV/PDT na Câmara Federal será decisivo na eleição do novo presidente.
* Os 40 deputados estão conversando com todos os candidatos antes de definir um nome.
Deixe sua opinião