Pinga-fogo
"Se você tem mágoa de alguém, cite os nomes. Não inclua o partido como um todo."
Emerson Prado, vereador de Curitiba (PSDB), reclamando das críticas de Gustavo Fruet (PDT) ao PSDB
A vereadora Renata Bueno (PPS, foto) deve apresentar hoje um pedido de informações sobre o contrato da prefeitura de Curitiba com a Associação de Defesa do Meio Ambiente Reimer. A Oscip, que trabalha com saúde de comunidades indígenas, presta serviços de capacitação profissional através do programa ProJovem, sem licitação. Renata faz esse pedido poucos dias depois do PPS anunciar que está deixando a base do governo, e deixa claro que, se for o caso, pode até pedir uma CPI para investigar esses contratos. Ela nega, entretanto, que esse pedido tenha qualquer vínculo com a estremecida relação entre seu partido e a prefeitura.
Presente!
Após comparecer apenas duas vezes em plenário durante todo o mês de setembro, o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), está bem mais assíduo em outubro. Das quatro sessões realizadas até agora, Derosso esteve presente em três. Na sessão de ontem, presidiu o plenário durante a maior parte do tempo, saindo apenas quando a Ordem do Dia se esgotou. O vereador é o epicentro de uma avalanche de denúncias envolvendo, entre outras coisas, irregularidades na contratação de empresas de comunicação e nepotismo. Apesar de estar mais assíduo, o vereador ainda evita dar entrevistas.
Sem lista
Já a prefeitura informou ontem que a lista dos alunos que concluíram os cursos de capacitação profissional promovidos pela ONG Reimer, especializada na defesa da causa indígena, no ano passado será entregue ao Ministério Público. Segundo a prefeitura, a decisão de não divulgar diretamente à imprensa foi tomada pela Secretaria do Trabalho e pela Procuradoria-Geral do município. A Reimer recebeu R$ 5,4 milhões de um convênio entre a prefeitura e o Ministério do Trabalho para capacitar cerca de 2,8 mil jovens para o mercado de trabalho em Curitiba e região metropolitana.
Lei Orgânica
A Comissão de Reforma da Lei Orgânica da Câmara de Curitiba encerra seus trabalhos na manhã de hoje. A relatora da Comissão, Renata Bueno (PPS), deve apresentar seu relatório final, enquanto a procuradoria jurídica da Casa apresentará um anteprojeto de lei que será apresentado em plenário. Entre as principais mudanças que devem constar na lei estão o fim da reeleição para cargos na Mesa Executiva da Câmara e a redução do recesso parlamentar.
A Lei Orgânica é uma espécie de constituição do município de Curitiba. Terminada essa comissão, uma nova será formada para fazer a redação final das emendas.
Para pensar...
"Ela vai ter de provar que eu pedi esse retrato. Um tipo como eu, alto e nórdico, tem mais é de cobrar para ser retratado."
Caíto Quintana, deputado estadual (PMDB), negando, de forma irônica, que tenha pedido um retrato seu à artista plástica Danielly Dias Sandy. Segundo ela, o peemedebista encomendou uma peça que mostrava o próprio rosto e, por não gostar da pintura, não pagou pelo serviço. Na última semana, a artista retirou o quadro de uma exposição a pedido de um assessor de Caíto, apesar de a obra não fazer menção ao parlamentar.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas