Os deputados de oposição entraram na Justiça, ontem, com mandados de segurança para que o governo do estado seja obrigado a responder aos pedidos de informação feitos pela Assembléia de uma forma completa e objetiva. Foi uma reação à falta de respostas a pedido de informações formulados pela Assembléia.
***
Radar A prefeitura de Curitiba anunciou ontem que vai abrir licitação para contratar o serviço de locação de radares de fiscalização de trânsito. O processo licitatório deverá começar antes do dia 25 de setembro. O contrato atual com a empresa Consilux vencerá em 21 de outubro. "A determinação do prefeito Beto Richa é de transparência absoluta no gerenciamento do trânsito da cidade", disse o presidente da Urbs, Paulo Schmidt.
Contrato O anúncio foi feito depois que a promotora de Justiça, Adriana Vanessa Rabelo Câmara, do Ministério Público Estadual, deu prazo de 45 dias para que a prefeitura rompa o contrato com a Consilux.
Fera Artistas e oficineiros que participam do projeto Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), da Secretaria Estadual de Educação, foram chamados ontem pela diretora do projeto, Rosi Lobo, para serem informados que o Fera vai ser extinto. O projeto é uma das ações mais destacadas pelo secretário de Educação, Maurício Requião.
Fim A secretaria de Educação não confirmou, e nem desmentiu, a informação. Na segunda-feira, os artistas e oficineiros envolvidos no projeto estarão na Assembléia Legislativa para conversar com deputados estaduais. A reunião será no gabinete do deputado, e líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).
2010 Em Brasília, há políticos desconfiando que até 2010 o senador Osmar Dias (PDT) e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), vão travar severas batalhas para ver quem aparece mais em ação favorecendo o Paraná. A primeira batalha foi nessa semana, na tentativa de livrar o estado da multa de cerca de R$ 5 milhões mensais aplicada pela Secretaria do Tesouro Nacional.
Intriga Parlamentares comentaram que uma proposta do senador para dar fim à cobrança não foi bem sucedida devido a uma manobra política do governo federal. Os dois são candidatos a governador em 2010.
Fora O deputado federal Dilceu Sperafico está saindo da presidência do PP no Paraná. No lugar dele assume o também deputado federal Ricardo Barros. A posse de Barros será nesta segunda-feira, durante almoço em uma churrascaria em Curitiba. O evento contará com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes. O motivo da troca ainda não foi explicado pelos partidários do PP.
Exemplo? A Assembléia Legislativa de Minas Gerais derrubou ontem o veto do governador Aécio Neves (PSDB) ao projeto de lei que garante foro privilegiado na Justiça para deputados estaduais, secretários de estado, juízes e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. No Paraná, já há autoridades querendo copiar o exemplo dos parlamentares mineiros.
Filiações O PTB estará promovendo em Londrina, hoje, uma série de filiações partidárias. O encontro também reunirá os petebistas interessados em pré-candidaturas. "A idéia e elegermos 50 prefeitos no estado", diz o presidente estadual Alex Canziani. Em 2002, os petebistas conseguiram 24 prefeituras.
Jovens A juventude do PMDB do Paraná lançou uma campanha de filiação de jovens militantes. A iniciativa tem como meta ampliar os quadros do partido na faixa etária de 16 a 24 anos e lançar candidaturas da juventude em todo o estado.
***
Pinga-Fogo
O deputado federal Ratinho Júnior (PSC) e o senador Alvaro Dias (PSDB) encontraram-se em um vôo de Curitiba para Cascavel e o principal assunto foi a sucessão eleitoral em Curitiba no ano que vem Ratinho Júnior é pré-candidato a prefeito da capital Alvaro Dias, embora seja um tucano, não anda muito satisfeito com o partido nem em muita harmonia com o prefeito Beto Richa (PSDB) Por enquanto, os dois apenas trocaram elogios e impressões sobre a política nativa O deputado estadual Antônio Belinati (PP) pode ampliar suas bases eleitorais de Londrina para a capital Ele estréia hoje, às 6 horas, um programa diário em Curitiba Em Londrina, o parlamentar está no ar só aos domingos O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) propôs que o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, seja considerado prioritário para receber parte dos R$ 350 milhões que a Infraero vai investir de forma emergencial em obras destinadas à melhoria da infra-estrutura e da segurança dos terminais brasileiros.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano