Convite caro
O governador Orlando Pessuti (PMDB) está enviando convites sofisticados a quem quer ver na reinauguração do Palácio Iguaçu, no próximo sábado. Em papel de alta gramatura, envolto em papel vegetal, o convite vem em nome do "governador do estado do Paraná, Orlando Pessuti, e senhora, Regina Fischer Pessuti". A festa da reinauguração, que terá show de Chitãozinho e Xororó, está sendo bancada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros (PP, foto), recebeu na quinta-feira, em São Paulo, o Prêmio Prefeito Inovador, que reconhece municípios que desenvolvem ações para informatizar os serviços da administração pública. Como referência no Brasil, Maringá receberá 100 computadores para serem utilizados nas escolas. No total, 102 prefeituras brasileiras se inscreveram no prêmio. De acordo com o prefeito Silvio Barros, o prêmio tem um valor inestimável para a comunidade e para os servidores de Maringá. Em seu discurso, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo, que concede o prêmio, defendeu que o Brasil precisa atingir patamares de países desenvolvidos. "A caminhada é enorme. Se nós sonhamos com um país realmente diferenciado, temos que trabalhar com a boa gestão", disse.Dilma e o Irã
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ontem que nunca conversou com a presidente eleita, Dilma Rousseff, a respeito da abstenção do Brasil na ONU em votações sobre a condenação de mulheres ao apedrejamento e o desrespeito a direitos humanos no Irã. O Brasil se absteve de condenar o Irã na ONU, mas Dilma já adiantou que essa não será sua posição no governo. "Eu não vou comentar a política externa da presidente Dilma. Ela terá o chanceler dela, que vai assessorá-la nesse aspecto", disse Amorim.
Para inglês ver
Por falta de servidores, o governo realiza uma fiscalização "burocrática e formal do dinheiro de investimento que destina a estados, municípios e entidades, afirma o Tribunal de Contas da União. A constatação do tribunal se dá pelo acúmulo cada vez maior de convênios que não tiveram qualquer análise sobre sua execução, em um total de R$ 24,1 bilhões. "O modelo de controle vem funcionando na prática quase que exclusivamente baseado apenas na verificação formal e burocrática da prestação de contas, informa o relatório do ministro Raimundo Carreiro.
Para prefeito
O deputado federal Dr. Rosinha (PT) colocou na rua sua pré-campanha para prefeito de Curitiba em 2012. Fará uma plenária no próximo dia 18 com correligionários para discutir sua possível candidatura. Rosinha já disputou a prefeitura em 1992, quando ainda era deputado estadual. De lá para cá, só a ala "light" do PT disputou a prefeitura da capital, com Angelo Vanhoni e Gleisi Hoffmann.
Prisão mais longa
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve votar na próxima semana projetos que podem aumentar o tempo máximo de prisão no país para até 60 anos. Hoje, uma pessoa pode ficar presa por no máximo 30 anos. O substitutivo que será votado é relatado pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO) e junta quatro propostas de senadores diferentes. Uma delas é do paranaense Alvaro Dias (PSDB).
É ministra
A presidente eleita, Dilma Rousseff, chamou a socióloga Luiza Bairros para assumir a Secretaria de Igualdade Racial. Ela aceitou o convite, mas ficou de costurar apoio de movimentos sociais ao seu nome para que seja legitimada no cargo. Atual secretária de Igualdade Racial da Bahia, a gaúcha Luiza Bairros é considerada uma das principais lideranças no combate à discriminação racial.
Não é ministra
A cantora Ana de Hollanda disse ontem que não recebeu convite para assumir o Ministério da Cultura no governo de Dilma Rousseff. "Tá uma boataria, né?", disse. "Ah, quando a Dilma decidir, a gente vai saber", brincou a irmã de Chico Buarque. A Folha de S.Paulo informou ontem que o nome da cantora foi incluído em uma lista para o posto, juntamente com o de outras mulheres.
* * * * * *
Pinga-fogo
"Embrulharam o Palácio Iguaçu para inauguração. E a vizinha, a Assembleia, já está embrulhada desde a sua inauguração."
Tadeu Veneri, deputado estadual (PT).