"Se foram feitas denúncias e alguns dos vereadores admitiram a prática de nomear funcionários na prefeitura para trabalhar para seus gabinetes, então precisamos fiscalizar. Até hoje todos os pedidos de informação vêm sendo aprovados. Este não. Por que será?"

André Passos, vereador do PT na Câmara Municipal de Curitiba.

CARREGANDO :)

A criação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, que teve projeto enviado ao Legislativo pelo governador Roberto Requião, teve base, segundo deputados da base governista, na insatisfações do governador em relação a alguns assessores diretos. Entre eles o vice-governador, Orlando Pessuti, e o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro.

Controle – Pessuti, assim que tomou posse, disse que exerceria esta função. Iatauro tem a obrigação de fazer esse controle, uma vez que a Casa Civil é a responsável pela organização e articulação com as demais secretarias.

Publicidade

Calmante – Depois de uma semana estressante nas sessões da Assembléia Legislativa, em que brigou com o presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), e com o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), o deputado estadual Fábio Camargo (PTB) resolveu acalmar-se em Porto Belo (SC), onde recebe, assim como o prefeito Beto Richa, amigos e companheiros políticos para receber conselhos.

Fiscalização – Fábio Camargo (PTB) ficou decepcionado com o fato de ter tido sua proposta de CPI das ONGs barrada. Mas ganhou um compensação do colega Artagão Júnior (PMDB), que preside a Comissão de Fiscalização do Legislativo. Artagão garantiu que vai levar adiante as denúncias sobre repasses irregulares do governo para ONGs.

TV AL – A produtora GW, vencedora da licitação para implantar a TV Assembléia Legislativa (AL), já está começando a produzir os primeiros programas. Segundo a presidência da AL, o canal entra no ar em julho. Debates e entrevistas já estão em fase de produção.

Habitação – O vereador petista Pedro Paulo (PT) assegura que o Ministério das Cidades vai repassar neste ano R$ 133 milhões para a Cohab promover urbanização de áreas de ocupação irregular na capital. A informação, segundo Pedro Paulo, foi repassada a ele em audiência com Jorge Kallach, superintendente da Caixa Econômica Federal no Paraná.

Pinhais – O PSC oficializou a criação de uma comissão provisória no município de Pinhais. Quatro vereadores da cidade se reuniram com o presidente estadual do PSC, deputado federal Ratinho Júnior, para definir os rumos do partido no município.

Publicidade

Metrô – Ratinho Júnior (PSC) discorda das posições do ex-governador Jaime Lerner contra a instalação do metrô em Curitiba. Lerner recentemente escreveu um artigo, publicado pela Gazeta do Povo, criticando a idéia de se criar um metrô na cidade. Ratinho Júnior diz que Lerner se equivoca quando alega que um passageiro gasta 45 minutos, entre o embarque, no trajeto do metrô.

Fórum Social – O comitê organizador do Fórum Social do Mercosul agendou para o período de 5 a 7 de julho a chamada geral pela Integração Latino-Americana, que será realizada no Centro de Convenções Curitiba. Trata-se de um encontro internacional que servirá de base para a realização do Fórum Social do Mercosul, em 2008, na capital paranaense.

Viagens – O deputado estadual Ney Leprevost (PP) apresentou projeto de lei para melhorar a transparência das viagens de servidores públicos comissionados ou concursados ao exterior. Pela proposta, o Diário Oficial do Estado deve publicar o nome do servidor que viajou, a motivação da viagem, o destino, a data de partida e de retorno e o valor gasto.

Pinga-fogo

Perto de 200 prefeitos e secretários municipais de cidades do Paraná deve participar da 10 ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios --- O evento começa na terça-feira em Brasília --- O presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB) reclama do estado de abandono do Centro Cultural do Portão --- Ele diz que hoje o espaço está à mercê de vândalos --- "A população e os usuários estão insatisfeitos com a situação.", diz Derosso --- O vereador solicitou informações da prefeitura sobre as providências para a recuperação do espaço, fechado há mais de um ano --- A pressão dos vereadores curitibanos na executiva nacional do PV deu resultado --- Em março, o diretório municipal será finalmente instalado --- Até agora somente funcionava uma executiva provisória --- A eleição será livre e direta, com a participação de todos os filiados de Curitiba.

Publicidade