• Carregando...
Renan: indicação de nomes apenas depois de a CPI das ONGs se reunir | José Cruz/ABr
Renan: indicação de nomes apenas depois de a CPI das ONGs se reunir| Foto: José Cruz/ABr

Empresa cria blog para expor sua versão

Agência Estado

Questionada por suas práticas tributárias e sobre licitações, além de ser alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras apresenta dados da empresa e sua posição sobre notícias e investigações em curso por meio de um blog na internet. Desde 2 de junho, a estatal mantém no ar uma página na qual publica os e-mails encaminhados por jornalistas à área de comunicação da empresa solicitando informações para as reportagens. Além das perguntas, a Petrobras também disponibiliza em seu blog (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/) as respostas dadas à imprensa.

Segundo a companhia, o objetivo do blog é "divulgar, de forma completa e transparente, o posicionamento da companhia sobre as questões relativas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)". A Petrobras informou que pretende, com o blog, "tornar públicas as respostas enviadas pela companhia, de forma completa e sem edição dos dados, sobre todos os questionamentos feitos pela imprensa". O site é produzido pelos profissionais da empresa.

O blog da Petrobras abre a possibilidade de os internautas comentarem as notícias. Até o momento, a maioria das manifestações é de apoio à estatal, com críticas aos veículos de comunicação.

Com reunião marcada para a próxima quarta-feira, às 10 horas, a instalação dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, na véspera do feriado de Corpus Christi, ainda é uma incógnita. No PMDB, o líder Renan Calheiros (AL) aguarda a reunião da CPI das ONGs, na terça-feira, para que o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) seja reconduzido ao cargo de relator. A base aliada quer retomar o cargo que foi repassado ao líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM), em uma manobra da oposição. Somente quando essa questão for resolvida, os líderes devem indicar os nomes para comandar a comissão que vai investigar Petrobras.

Na quarta-feira passada, a Mesa Diretora do Senado deu parecer de que cabe ao plenário da CPI definir quem será o relator. Como os go_vernistas têm maioria, a recondução de Arruda é quase certa – ela só deixará de ocorrer caso a comissão de inquérito que investiga irregularidades de repasses de recursos públicos a entidades filantrópicas não se reúna amanhã.

De acordo com informações da Agência Brasil, Renan Calheiros disse que, após resolvido a questão da relatoria da CPI das ONGs, os trabalhos da CPI da Petrobras poderão começar na quarta-feira, com a votação do presidente que, por sua vez, escolherá o relator. O líder do PMDB ressaltou que a bancada ainda não definiu se indicará o presidente ou o relator da comissão de inquérito.

O senador João Pedro (PT-AM), um dos cotados para assumir a presidência caso os peemedebistas optem pela relatoria, é cauteloso na avaliação de quem ficará com os cargos de direção. "Na política não é bom antecipar porque as mudanças acontecem muito rapidamente."

Na oposição, DEM e PSDB têm expectativas um pouco diferentes quanto à instalação da CPI na véspera do feriado de Corpus Christi. O líder do DEM, José Agripino Maia (RN), acredita que haverá quórum no Senado para que a comissão inicie as atividades.

Ele ressaltou que a Casa tem que votar as indicações dos novos titulares do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "É preciso votar. Se tivermos quórum para essa votação em plenário, terá para instalar a CPI", afirmou o parlamentar à Agência Brasil.

Arthur Virgílio não está tão convicto quanto seu colega de oposição. O tucano estará em Brasília nesta semana para acompanhar o desenrolar das articulações na base aliada sobre a distribuição dos cargos de direção. "Ficarei furioso por deixar de estar em meu estado em um feriado, se não instalarem a CPI por falta de quórum. Eles (senadores do PMDB e do bloco do governo) terão que rezar pelo menos 60 Ave-Marias", ironizou.

Protesto

A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo realiza hoje um protesto contra a CPI da Petrobras. Os petistas informam que o objetivo é mobilizar a sociedade civil para denunciar a intenção da oposição de prejudicar a estatal por interesses eleitorais. Em nota, a bancada diz que a Petrobras está ameaçada pela intenção da oposição de fragilizar a estatal.

Na CPI, a oposição já descobriu outra suposta irregularidade cometida pela Petrobras – além dos indícios de superfaturamento em obras, pagamento de dívidas de usineiros à União e possível sonegação fiscal, entre outros. Os senadores da oposição já preparam requerimento para convocar o novo presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, para ele explicar se houve favorecimento na escolha das entidades que recebem verbas do programa de biocombustível da empresa.

Na CPI das ONGs o foco da oposição – enquanto Arthur Virgílio permanecer como relator –, são as entidades ligadas a prefeituras do PT e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]