O Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE) - junto com o Movimento Paraná Contra a Corrupção e o Instituto Atuação - promove nesta segunda-feira (23), às 18h30, no auditório do TRE-PR, uma mesa redonda sobre as propostas de reforma política. Participam parlamentares do Paraná, desembargadores, promotores e juízes.
"A ideia é debater as propostas de reforma política que estão em trâmite no Congresso Nacional, principalmente sobre aquelas que têm chance de serem aprovadas para a próxima eleição", diz Zuleika Loureiro Giotto, presidente da comissão de responsabilidade social e política da OAB-PR, instituição que apoia o evento.
Apesar de não ter uma pauta pré-definida, temas como financiamento público de campanhas, unificação das eleições, fim da reeleição, tempo de mandato e voto obrigatório devem ser discutidos.
Alguns temas, segundo o presidente do Iprade, Guilherme Gonçalves, que será o mediador do debate, devem gerar polêmica. "Um deles é a proposta do movimento de combate a corrupção, liderado pelo juiz de direito e Coordenador do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral", comenta.
Cada participante terá de 15 a 20 minutos para falar sobre suas ideias. O público poderá participar com perguntas.