• Carregando...

O prefeito em exercício Luciado Ducci (PSB) afirma que Curitiba está sendo sondada para vários eventos interncionais. Entre eles, seria o de ser sede de uma etapa do Campeonato Mundial de Fórmula Turismo. Ducci conta que foi procurado pelo responsável pela competição, o italiano Marcello Lotti, para acertar detalhes dos custos e da organização.

Internacional 2 – Luciano Ducci conta ainda que foi procurado pelo prefeito da cidade polonesa de Wroclaw, Rafal Dutkiwicz. O administrador polonês afirma que está correndo o mundo atrás de exemplos bem-sucedidos na área pública. Em Curitiba, veio conhecer o sistema de transporte coletivo e a Cidade Industrial.

O retorno – O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Curitiba Osmar Bertoldi participa nesta semana de uma série de debates sobre energia. Ontem, ele foi recebido por Peter O’Donnell, diretor do Programa de Energias Renováveis de São Francisco, Califórnia. Bertoldi está desde janeiro nos EUA para estudos sobre gestão urbana. "São modelos que estão sendo testados hoje na Europa e nos Estados Unidos para serem aplicados em dois ou três anos", diz Osmar.

Eleições – O presidente do diretório municipal do PSDB, o presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso, marcará eleição do diretório municipal para depois da eleição do diretório estadual do PSDB, no dia 21 de agosto. Derosso continua firme na posição de disputar a reeleição. Até o momento ele é o único candidato.

Aceno – O assédio a vereadora Julieta Reis, que deixou na semana passada o PFL, está cada dia maior. Agora o vereador Stephanes Jr. quer levá-la para o PMDB. O argumento para filiá-la é o grande número de ex-peefelistas que estão no partido, entre eles Cleiton Kielse, Felipe Braga Cortes e o próprio. Julieta afirma que Stephanes já quer marcar um almoço com o governador Roberto Requião na Granja Cangüiri e brinca que ela pode fazer parte do PMFL.

Municipal – O presidente do PV nacional, José Luís Pena, ligou para o vereador Aladim Luciano para pedir que ele reative o diretório provisório municipal de Curitiba, extinto após a eleição do ano passado. Aladim disse que vai se incumbir da missão, mas antes vai conversar com o vereador Paulo Salamuni para que ambos estejam na direção.

Surpresa – O prefeito Beto Richa quando voltar para Curitiba no próximo sábado vai ser recepcionado por um grupo de amigos em um hotel da cidade em razão do seu aniversário. Estão sendo convidados para a festa vereadores, secretários e amigos íntimos. A festa vai seguir a política de austeridade da prefeitura. A adesão vai custar ao bolso dos convidados R$ 50,00.

Defesa – O vereador Luís Ernesto (PSDB) é favorável que o Porto de Paranaguá fique com o governo do Estado. Segundo o tucano, se o porto for federalizado é capaz do governo Lula instituir o "marágio" para cada navio que resolver atracar. "Ninguém quer isso", afirma o líder do PSDB na Câmara de Curitiba.

Cultura – Os vereadores Ângelo Batista (PP), André Passos (PT), Julieta Reis (sem partido) e Nely Almeida (PSDB), participantes da Comissão que estuda mudanças na Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, vão realizar uma audiência púbica na Câmara, no dia 31 de agosto. Os parlamentares pretendem dialogar com artistas, produtores e a população, sobre a política cultural da cidade.

Funerárias – O vereador José Roberto Sandoval (PTB) apresentou, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que obriga empresas que prestam auxílio e exploram serviço funerário a colocarem à disposição dos usuários um assistente social. De acordo com a proposta, a assistência social deverá ser prestada durante as 24 horas após o falecimento e deve repassar orientações relativas à contratação de funerais, translado de corpos, sepultamentos, cremações e exumações, utilização do seguro obrigatório, nos casos de acidente de trânsito e disponibilização de primeiros-socorros médicos.

Reunião nacional – O prefeito de Fazenda Rio Grande, Antônio Wandescher, viaja amanhã para Brasília. Ele vai participar da reunião do Diretório Nacional do PPS que discutirá o planejamento estratégico do partido para o ano eleitoral de 2006. Outro assunto da pauta é a posição a ser tomada pela sigla diante dos escândalos que são apurados pelas CPIs dos Correios e do Mensalão.

PINGA-FOGO

* Procuradores Federais lotados em diversos estados reuniram-se ontem para discutir a Medida Provisória (MP) 258, que passa a cobrança da dívida ativa da Previdência para a Procuradoria da Fazenda.

* "Com isso, terão de ser feitas 1.200 novas contratações, gerando gastos desnecessários para a União e desperdiçando o trabalho de pessoal qualificado e experiente na área", explica Marcelo Nassar, diretor de comunicação da Associação Nacional dos Procuradores Federais.

* Líderes de treze entidades ligadas à atividade turística paranaense foram recebidos, na segunda-feira, pelo secretário estadual do Turismo, Celso Caron.

* O secretário comprometeu-se em buscar apoio e encaminhamento para a proposta de elaboração do plano de marketing turístico para a capital e região sugerido pela empresa Chias Marketing, de Barcelona.

* O vereador Jorge Bernardi (PDT) apresentou projeto de lei dando o nome de uma rua em Curitiba ao brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado pela polícia britânica , em Londres, na sexta-feira, quando foi confundido como terrorista.

* O projeto deverá tramitar pelas comissões técnicas da Câmara Municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]