Nestor Cerveró| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Pinga-fogo

" Lamentavelmente, o BNDES deixou de ser um banco de fomento econômico e social para ser financiador dos amigos do PT. "

Ronaldo Caiado (DEM-GO),  senador, no Twitter. Ele começou a coletar assinaturas para tentar instalar uma CPI do BNDES no Senado Federal e uma CPI Mista para investigar empréstimos concedidos por essa instituição.

CARREGANDO :)

Duas deputadas estaduais sofreram ontem após a invasão da Assembleia Legislativa. Maria Victória (PP) ficou presa no banheiro no instante que os manifestantes entraram no plenário. Com medo e sem saber o que fazer, a parlamentar acionou a mãe e vice-governadora do estado, Cida Borguetti (Pros). Após o telefonema, Maria Victória foi retirada com segurança do banheiro. Já a deputada Cantora Mara Lima (PSDB) não teve a mesma sorte. Levou uma garrafada na cabeça durante a manifestação.

Mudando de lado

Publicidade

Ney Leprevost (PSD) fez um discurso inflamado ontem contra o pacotaço proposto por Beto Richa (PSDB). Surpreendente, já que o deputado é da base de Richa desde o primeiro mandato. Mas Leprevost diz que não é tão surpreendente assim. "Quando é contra direito de servidor ou aposentado eu tenho sempre votado contra". Pessoas próximas ao governador, porém, disseram que Leprevost teria decidido votar com a oposição porque teve negado um pedido para nomeação de parente no governo. O deputado nega. Nega também que tenha a ver com sua pretensão de disputar a prefeitura de Curitiba no ano que vem. "Acho é que o governo errou a mão nos projetos", disse.

Lava Jato doente

O ex-diretor da área interacional da Petrobras Nestor Cerveró (foto) poderá receber tratamento psicológico enquanto estiver preso na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. O Ministério Público Federal (MPF) emitiu ontem parecer favorável ao pedido da defesa do ex-diretor. Já o executivo da Galvão Engenharia, Erton Medeiros Fonseca, também preso em Curitiba, vai ao hospital nesta quinta-feira para tirar os pontos de uma cirurgia para retirada de um melanoma feita no dia 29 de janeiro.

De camburão

O juiz federal Sérgio Moro determinou ontem que o réu João Procópio seja levado às audiências na Justiça Federal em Curitiba no assento da viatura policial. A defesa dele protocolou uma petição e um atestado médico afirmando que o réu tem problemas lombares e que assim "sofrerá menos com os impactos que normalmente ocorrem durante o trajeto". Procópio está preso no Complexo Médico Penal e estava sendo transportado no camburão policial. De acordo com o médico Maurício Lebre Colombo, o réu sofre de lombalgia crônica, artrose lombar e escoliose. Procópio era o operador das contas do doleiro Alberto Youssef no exterior e também atuava na administração de empresas do doleiro, segundo a investigação.

Publicidade

Inferno astral

As notícias ruins em torno da presidente Dilma Rousseff se acumulam neste início de segundo mandato. Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, a petista não seria reeleita caso a eleição fosse hoje. Tudo porque entre os eleitores que optaram por Dilma no segundo turno, 21,7% se arrependeram da escolha, dizendo que não votariam mais na presidente – Dilma bateu o tucano Aécio Neves por 51% a 48%. O instituto ouviu 2.027 eleitores em 152 municípios de 27 estados do país. A margem de erro é de 2%. A íntegra da pesquisa foi publicada pela revista Época no fim de semana.

Cadê você?

No Twitter, a vereadora Noêmia Rocha (PMDB) usou a ferramenta para retomar laços com a senadora Gleisi Hoffmann (PT). Escreveu ontem a peemedebista para @gleisi: "Oi preciso falar com vc, e não tenho mais seu contato".

Colaboraram: Bruna Maestri Walter, Carlos Eduardo Vicelli, Caroline Olinda, Kelli Kadanus e Rogerio Galindo.

Publicidade