"Todos os repasses para ONGs são autorizados pelo governador. Está tudo nas mãos do Requião, que é extremamente rigoroso."
Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do governo, rebatendo suspeitas da oposição de liberação irregular de verbas para organizações não-governamentais.
Investigação Os deputados estaduais votam hoje o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) sobre repasses de recursos públicos para ONGs e Oscips. O requerimento foi apresentado pelo deputado Fabio Camargo (PTB) mas não coincide com o objetivo da bancada de oposição de investigar o governo do estado. Camargo, que preside a CEI do Pedágio, afirma que pretende obter dados sobre os contratos feitos entre algumas prefeituras e organização não-governamentais.
Soluções O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), participa hoje, às 14 horas, no Estação Embratel Convention Center, do 2.º Fórum de Transportes de Curitiba. O evento, organizado pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), discutirá as novidades e melhorias relacionadas ao transporte coletivo na cidade.
Emancipação 1 O deputado estadual Artagão Júnior (PMDB) está defendendo que as Assembléias Legislativas voltem a ter a prerrogativa de criar novos municípios. O parlamentar diz que é preciso aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 13/03, no Congresso Nacional, que cria novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios através de lei estadual e de plebiscito para ouvir a população das cidades envolvidas. Hoje, a criação de municípios é permitida, mas as regras são tão rígidas que inviabilizam as emancipações.
Emancipação 2 Na Assembléia Legislativa, existem vários projetos para desmembramento de municípios parados à espera da mudança da lei. A proposta mais recente nesse sentido partiu do deputado Luiz Malucelli Neto (PSDB), que defende a separação de Caiobá de Matinhos. Como a legislação engessou a criação de novos municípios, o tucano desistiu de apresentar o projeto e lançou uma campanha para pressionar as autoridades a melhorar a infra-estrutura de Caiobá, que vem perdendo veranistas a cada ano.Debate O comitê estadual Paraná Pela Vida, do Movimento Nacional em Defesa da Vida Brasil Sem Aborto, realiza hoje, às 10h30, no plenarinho da Assembléia Legislativa, um ciclo de palestras sobre o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e legaliza o aborto no país. A discussão foi proposta pelo presidente da comissão de Saúde da Assembléia, Ney Leprevost (PP) e vai discutir aspectos jurídicos e médicos que envolvem a prática do aborto.
Contratados A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa discute amanhã, às 13h30, um projeto polêmico: a criação de 20 novos cargos no governo do estado que vão ser preenchidos por agentes penitenciários. A votação já foi adiada na CCJ duas vezes porque a oposição não concorda com mais cargos no estado e obstruiu a votação. Só no governo Requião houve um acréscimo de 77% no quadro pessoal. A bancada oposicionista vem criticando as contratações e denunciando um "inchaço da máquina administrativa".
Mais gente A Comissão de Finanças da Assembléia vota na quarta-feira outros dois projetos criando 200 novos cargos para a Polícia Militar e 90 para a Companhia Independente Portuária no Litoral do Paraná, que vai cuidar da segurança dos portos de Paranaguá e Antonina. A mensagem do governo já recebeu parecer favorável da CCJ, mas com os votos contrários da oposição.
Pinga-fogo
A Frente Ampla contra o pedágio lançada pelo PMDB já conta com o apoio do senador Alvaro Dias (PSDB) e do deputado federal, Barbosa Neto (PDT). Agora, outro crítico do governo Requião, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), decidiu integrar o movimento. No próximo dia 21, às 10 horas, a frente fará na Assembléia Legislativa uma marcha e um ato público contra as altas tarifas de pedágio. O líder do governo na Assembléia, Luiz Cláudio Romanelli, garante que nem o discurso ácido da oposição deve tirar seu bom humor durante a semana. É que ontem pela manhã em Curitiba nasceu Júlia, a primeira neta do deputado. O PC do B, na onda do ministro dos Esportes, Orlando Silva, está filiando atletas no partido como Clésio Prado, do vôlei, o nadador medalhista de ouro no Parapan Fabiano Machado e Vicélia Florenzano, presidente da Confederação Brasileira de Ginástica. Em Curitiba, o partido pretende lançar Ricardo Gomyde candidato a prefeito.
Deixe sua opinião