Os deputados estaduais aprovaram ontem, em segunda discussão, a mensagem do governo que define a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2006. Na votação, foi acatada uma emenda ao projeto, que institui o desconto progressivo de até 20% no pagamento do tributo aos motoristas que não tenham cometido infração de trânsito. A emenda é dos deputados Hermas Brandão (PSDB) e Domingos Scarpellini (PSB). A votação final é na próxima semana.
Articulação Membro da comissão de Agricultura da Câmara, o deputado federal Cesar Silvestri (PPS) foi escolhido relator da comissão que vai investigar o surgimento de febre aftosa no Paraná. A proposta foi apresentada pelo também paranaense, deputado federal Abelardo Lupion (PFL), que entrou com o pedido um dia após o Ministério da Agricultura confirmar um foco da doença no Norte do Estado.
Batalha O PMDB do Paraná, segundo o deputado Nereu Moura, está se preparando para uma eleição difícil, principalmente para deputado estadual. Pelos cálculos, ninguém vai se eleger com menos de 45 mil votos e a bancada puxa a atual chapa com nomes fortes. "Para alguém de fora quebrar essa barreira será muito difícil", prevê. A chapa já tem 52 pré-candidatos à Assembléia Legislativa.
Experiência Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto, apresentado pelo deputado federal Eduardo Sciarra (PFL-PR), que prevê incentivos fiscais para empresas que contratarem funcionários com mais de 45 anos de idade. De acordo com a proposta, poderão ser concedidos descontos anuais de até 6% no Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Para quem der emprego a pessoas de 55 anos ou mais, o desconto será ainda maior: até 7,5%.
Crianças Oito vereadores que assinaram emendas coletivas para ampliação do atendimento infantil na cidade vão formar a Frente de Vereadores em Defesa da Infância. Formam a frente os vereadores Jônatas Pirkiel (PL), Pastor Gilso de Freitas (PL), Roseli Isidoro (PT), André Passos (PT), Serginho do Posto (sem partido), Manassés Oliveira (PPS), Paulo Salamuni (PV) e Roberto Hinça (PL). O lançamento da frente será feito na próxima segunda-feira.
Contra rapto A Assembléia aprovou projeto de autoria de Artagão Júnior (PMDB) que obriga os hospitais do Paraná a criar dispositivos de segurança para impedir a troca ou rapto de recém nascidos em suas dependências. O deputado sugere utilização de pulseiras de identificação numeradas nas mães e filhos, grampos umbilical também numerados e coleta de material para exames de DNA e apresentação do registro de nascimento na saída do recém nascido. Os hospitais terão prazo de 90 dias para se a adequar a Lei.
Encontro tucano Os vereadores Luís Ernesto, João Cláudio Derosso, Nely Almeida, Mário Celso Cunha, Celso Torquato, Dona Lourdes e Paulo Frote são esperados em Londrina na sexta-feira. Eles terão um encontro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato a presidente pelo PSDB. O grupo pretende expor a Alckmin a importância de o partido ter chapa pura para o Legislativo nas eleições de 2006.
Verticalização Dirigentes de todos os partidos estavam com as atenções voltadas para a Câmara dos Deputados ontem a noite. Na pauta, a discussão da PEC que acaba com a verticalização. As tentativas de alianças nos estados estão paralisadas em função da norma em vigência.
Cidadão No próximo dia 12, o professor Waterloo Marchesini Júnior recebe o título de cidadão honorário de Curitiba. Natural de Jacarezinho, ele será homenageado pela Câmara de Vereadores por iniciativa de Jorge Bernardi (PDT), ex-aluno do professor. O diploma será entregue pelo prefeito Beto Richa (PSDB).
Provisória O PMDB Jovem formou uma Comissão Provisória que para dirigir o grupo do partido no Paraná. João Arruda, sobrinho do governador, assumiu a presidência em substituição a Zarur Júnior, que comandou a juventude peemedebista nos últimos seis anos. A eleição para a escolha da comissão definitiva está marcada para os dias 18 e 19 de março, em Arapongas. A chapa provisória foi montada com nomes dos dois grupos que disputavam a presidência.Pinga-fogo
* O presidente do Tribunal de Justiça, Tadeu Marino Loyola recebe hoje, no dia da Justiça o título de Vulto Emérito na Câmara Municipal , às 20 horas.
* A homenagem foi proposta pelo vereador Fábio Camargo (PFL), que vai receber os convidados depois da sessão solene num jantar no restaurante Cascatinha.
* O secretário de Saúde da prefeitura, Michele Caputo, causou alvoroço ontem na Câmara Municipal.
* Ao detalhar o trabalho do município na área aproveitou para lançar sua candidatura a deputado estadual em 2006.
* A Assembléia Legislativa manteve ontem quatro vetos do governador a projetos dos deputados, entre eles, um autoria do deputado Francisco Buhrer (PSDB), que pretendia instituir o teste vocacional nas escolas públicas.
* O tucano tentou a derrubada do veto, mas a justificativa da ala governista é de que a Secretaria de Estado da Educação alertou que medida não poderia ser executada.
* A bancada de oposição aprovou requerimento ontem pedindo a explicações sobre um suposto envolvimento de funcionários comissionados do governo no planejamento da invasão de praças de pedágio.
* Os deputados querem explicações da Secretaria de Estado de Administração sobre as funções exercidas pelo ex-deputado Acir Mezzadri, apontado pela imprensa como o coordenador de um movimento contra o pedágio.
Perguntas e respostas: qual o lugar do Brasil na guerra tarifária de Trump
Documentário alvo do “Ministério da Verdade” de Lula traz novos fatos sobre Maria da Penha
Além de Fux, outros ministros cogitam reduzir penas de réus do 8 de janeiro
Drone com fuzil, barco sem marinheiros e “caveirão” tcheco: feira negocia novas armas no Brasil