Os deputados estaduais aprovaram ontem, em segunda discussão, a mensagem do governo que define a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2006. Na votação, foi acatada uma emenda ao projeto, que institui o desconto progressivo de até 20% no pagamento do tributo aos motoristas que não tenham cometido infração de trânsito. A emenda é dos deputados Hermas Brandão (PSDB) e Domingos Scarpellini (PSB). A votação final é na próxima semana.

CARREGANDO :)

Articulação – Membro da comissão de Agricultura da Câmara, o deputado federal Cesar Silvestri (PPS) foi escolhido relator da comissão que vai investigar o surgimento de febre aftosa no Paraná. A proposta foi apresentada pelo também paranaense, deputado federal Abelardo Lupion (PFL), que entrou com o pedido um dia após o Ministério da Agricultura confirmar um foco da doença no Norte do Estado.

Batalha – O PMDB do Paraná, segundo o deputado Nereu Moura, está se preparando para uma eleição difícil, principalmente para deputado estadual. Pelos cálculos, ninguém vai se eleger com menos de 45 mil votos e a bancada puxa a atual chapa com nomes fortes. "Para alguém de fora quebrar essa barreira será muito difícil", prevê. A chapa já tem 52 pré-candidatos à Assembléia Legislativa.

Publicidade

Experiência – Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto, apresentado pelo deputado federal Eduardo Sciarra (PFL-PR), que prevê incentivos fiscais para empresas que contratarem funcionários com mais de 45 anos de idade. De acordo com a proposta, poderão ser concedidos descontos anuais de até 6% no Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Para quem der emprego a pessoas de 55 anos ou mais, o desconto será ainda maior: até 7,5%.

Crianças – Oito vereadores que assinaram emendas coletivas para ampliação do atendimento infantil na cidade vão formar a Frente de Vereadores em Defesa da Infância. Formam a frente os vereadores Jônatas Pirkiel (PL), Pastor Gilso de Freitas (PL), Roseli Isidoro (PT), André Passos (PT), Serginho do Posto (sem partido), Manassés Oliveira (PPS), Paulo Salamuni (PV) e Roberto Hinça (PL). O lançamento da frente será feito na próxima segunda-feira.

Contra rapto – A Assembléia aprovou projeto de autoria de Artagão Júnior (PMDB) que obriga os hospitais do Paraná a criar dispositivos de segurança para impedir a troca ou rapto de recém nascidos em suas dependências. O deputado sugere utilização de pulseiras de identificação numeradas nas mães e filhos, grampos umbilical também numerados e coleta de material para exames de DNA e apresentação do registro de nascimento na saída do recém nascido. Os hospitais terão prazo de 90 dias para se a adequar a Lei.

Encontro tucano – Os vereadores Luís Ernesto, João Cláudio Derosso, Nely Almeida, Mário Celso Cunha, Celso Torquato, Dona Lourdes e Paulo Frote são esperados em Londrina na sexta-feira. Eles terão um encontro com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pré-candidato a presidente pelo PSDB. O grupo pretende expor a Alckmin a importância de o partido ter chapa pura para o Legislativo nas eleições de 2006.

Verticalização – Dirigentes de todos os partidos estavam com as atenções voltadas para a Câmara dos Deputados ontem a noite. Na pauta, a discussão da PEC que acaba com a verticalização. As tentativas de alianças nos estados estão paralisadas em função da norma em vigência.

Publicidade

Cidadão – No próximo dia 12, o professor Waterloo Marchesini Júnior recebe o título de cidadão honorário de Curitiba. Natural de Jacarezinho, ele será homenageado pela Câmara de Vereadores por iniciativa de Jorge Bernardi (PDT), ex-aluno do professor. O diploma será entregue pelo prefeito Beto Richa (PSDB).

Provisória – O PMDB Jovem formou uma Comissão Provisória que para dirigir o grupo do partido no Paraná. João Arruda, sobrinho do governador, assumiu a presidência em substituição a Zarur Júnior, que comandou a juventude peemedebista nos últimos seis anos. A eleição para a escolha da comissão definitiva está marcada para os dias 18 e 19 de março, em Arapongas. A chapa provisória foi montada com nomes dos dois grupos que disputavam a presidência.Pinga-fogo

* O presidente do Tribunal de Justiça, Tadeu Marino Loyola recebe hoje, no dia da Justiça o título de Vulto Emérito na Câmara Municipal , às 20 horas.

* A homenagem foi proposta pelo vereador Fábio Camargo (PFL), que vai receber os convidados depois da sessão solene num jantar no restaurante Cascatinha.

* O secretário de Saúde da prefeitura, Michele Caputo, causou alvoroço ontem na Câmara Municipal.

Publicidade

* Ao detalhar o trabalho do município na área aproveitou para lançar sua candidatura a deputado estadual em 2006.

* A Assembléia Legislativa manteve ontem quatro vetos do governador a projetos dos deputados, entre eles, um autoria do deputado Francisco Buhrer (PSDB), que pretendia instituir o teste vocacional nas escolas públicas.

* O tucano tentou a derrubada do veto, mas a justificativa da ala governista é de que a Secretaria de Estado da Educação alertou que medida não poderia ser executada.

* A bancada de oposição aprovou requerimento ontem pedindo a explicações sobre um suposto envolvimento de funcionários comissionados do governo no planejamento da invasão de praças de pedágio.

* Os deputados querem explicações da Secretaria de Estado de Administração sobre as funções exercidas pelo ex-deputado Acir Mezzadri, apontado pela imprensa como o coordenador de um movimento contra o pedágio.

Publicidade