Iretama, na região Central do estado, tem mais eleitores do que moradores. Pelo menos é o que mostra o cruzamento dos dados preliminares da contagem feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o número de inscritos aptos a votar divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná. São 321 votantes a mais do que os habitantes. Dá para afirmar que é muito, já que a eleição para a prefeitura em 2004 foi definida pela diferença de 105 votos.
O prefeito Antônio José Azalunga (PMDB) diz não se preocupar com a situação porque acredita que a cidade tem três mil habitantes a mais do que mostraram os dados preliminares do IBGE. De acordo com o prefeito, muitas pessoas que foram morar em outras cidades ainda mantêm o título como se fossem eleitores de Iretama. No último pleito, 1,9 mil (22%) dos 8,4 mil eleitores não compareceram às urnas. Esse é o caso de Felipe Rodrigues de Souza, 18 anos. Nascido em Iretama, ele mora em Curitiba há mais de três anos e, em outubro passado, justificou a ausência.
Retorno para votar
Proprietário de um hotel, Eugênio Urbanski conta que no dia da eleição é possível enxergar o aumento momentâneo da população. "Conheço muitas pessoas que moram em Curitiba e voltam para votar", diz. Pelos dados do próprio IBGE, Iretama é uma das cidades paranaenses que mais perdem população o que explicaria tantos eleitores para tão poucos moradores. A procura precoce pelo documento pode ser outro fator. A estudante Silvana de Jesus tem 16 anos e já fez o título. "Passou um carro de som nas ruas, avisando. Daí, aproveitei para fazer o meu", conta. O último recadastramento de Iretama aconteceu em 2002. O número de eleitores caiu, na época, de aproximadamente 13 mil para os atuais 8,4 mil.
Parlamentares tentam blindar Congresso das investigações da PF sobre emendas
Trump celebra avanço conservador na Alemanha e prevê mais vitórias; assista ao Sem Rodeios
PPP é aposta de Tarcísio para transformar os rios Tietê e Pinheiros
Gastos do STF superam custos da Família Real britânica, aponta levantamento