José Richa Filho, o Pepe Richa, assumiu ontem a Supersecretaria de Infraestrutura e Logística, criada especialmente para ser comandada pelo irmão mais velho do governador Beto Richa (PSDB). A pasta agrupou as atribuições e os orçamentos das antigas secretarias de Obras Públicas e dos Transportes. Pepe adiantou que, nas primeiras semanas de trabalho, vai iniciar a negociação com as concessionárias de pedágio para tentar reduzir a tarifa.
"Neste governo nós iremos evoluir muito nesta questão da relação com as concessionárias [de pedágio] até pelo simples fato de que as duas partes vão pela primeira vez sentar e discutir a questão com interesse recíproco em chegar a uma solução", disse o secretário, alfinetando indiretamente o ex-governador Roberto Requião (PMDB), que empreendeu uma guerra jurídica contras as concessionárias. "Imagino que teremos ótimas surpresas nesta questão."
Pepe garantiu ainda que irá constantemente a Brasília para em busca de parcerias com o governo federal para obter recursos para obras de infraestrutura no Paraná. O secretário afirmou que já tem reuniões marcadas com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e com a direção da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Ele disse ainda que buscará constantemente o apoio da bancada federal do estado para obter recursos.
O secretário também falou sobre a duplicação da BR-277 no trecho entre Medianeira e Guarapuava, considerada um dos principais gargalos do escoamento da produção agrícola do Oeste e do Sudoeste do Paraná e um dos compromissos de campanha assumidos por Beto Richa. "A possibilidade de fazer a duplicação em um futuro próximo é bem grande", disse ele, garantindo que deve se reunir com representantes das concessionárias ainda nesta semana.
Deixe sua opinião