O vereador Felipe Braga Côrtes (PMDB) vai defender a tramitação rápida do projeto que modifica a cobrança do ISS para empresas da construção civil, que passariam a pagar, por sistema simplificado, uma alíquota de 2%. Ele pretende cobrar do presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), a promessa feita ao sindicato das empresas de construção de que convocaria uma reunião de todas as comissões da Casa para agilizar a tramitação.
Crise no campo O governador Roberto Requião (PMDB) considerou positivas, mas insuficientes, as medidas de apoio à agropecuária anunciadas durante a semana pelo governo federal. O pacote destina R$ 16,7 bilhões a novas linhas de crédito e à prorrogação de dívidas já vencidas. A declaração foi feita durante abertura da 46.ª Exposição Agropecuária e Industrial, em Londrina.
Crise no campo 2 Requião defendeu medidas de apoio mais amplas, como o subsídio público à produção agropecuária e a diversificação das atividades, com o fim das monoculturas, amplamente dependentes do cenário externo. "No mundo inteiro, a agricultura é subsidiada pelos governos. Segurança alimentar é uma questão de segurança nacional em todos os países. Aqui, deixam a Monsanto (multinacional agrícola que desenvolveu as sementes de soja transgênica hoje cultivadas no Brasil) invadir o país com semente patenteada."
Vínculo O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) apresentou projeto de lei que concede ao brasileiro trabalhador no exterior o direito de se inscrever na Previdência Social como segurado facultativo. É necessário comprovar remessa mensal de recursos do exterior equivalente a R$ 1 mil.
SOS O deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB) está reivindicando medidas urgentes de segurança para os moradores de Fazenda Rio Grande, que estão vivendo em pânico, com medo da violência. "Além de dez assassinatos em apenas um mês, ocorrem brigas de gangues, assaltos à luz do dia e a delegacia tem mais de 1.500 inquéritos praticamente parados", diz. Ele pede ainda agentes especializados na delegacia de polícia no lugar de funcionários da prefeitura, que são despreparados, segundo o deputado.
Filantropia O projeto de lei do deputado André Zacharow destinando parte dos lucros dos bancos para um fundo para atender as Santas Casas e hospitais filantrópicos recebeu o apoio do presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia do Brasil, Antônio Brito. Casas de todo o país vão pressionar deputados federais de seus estados para a aprovação do projeto de lei.
Pressão O deputado Mauro Moraes (PMDB) vai reunir a central sindical dos trabalhadores e demais sindicatos para cobrar a aprovação do salário mínimo regional. Moraes marcou para o dia 18 uma manifestação na Assembléia Legislativa, a partir das 14 horas.
Boicote A oposição não se convenceu com o artigo escrito pelo superintendente da Appa, Eduardo Requião, cantando vitória que acabou com a fila de caminhões. Na opinião do líder da bancada, Valdir Rossoni, ainda falta explicar porque até agora o Porto de Paranaguá ainda não tem uma estrutura para segregar grãos transgênicos, embora o plantio esteja liberado no país desde o ano passado.
O dobro O deputado Luiz Carlos Martins (PDT), disse que ficou "abismado" ao saber que no ano passado foram roubados 10 mil carros em Porto Alegre. A notícia foi estampada no jornal Zero Hora. "Só em Curitiba nós tivemos 20 mil carros roubados. São números para a nossa reflexão", disse.
Força jovem Cerca de 3 mil jovens elegeram neste fim de semana, em Arapongas, o professor João Arruda, 29, na presidência estadual da Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (JPMDB) para um mandato de dois anos. Junto com Arruda foram eleitos 54 integrantes do diretório estadual.
Pinga-fogo
* O governador Roberto Requião roubou a cena durante reunião do diretório estadual do PT, em Francisco Beltrão, anteontem
* Segundo o presidente estadual do PT, André Vargas, as discussões foram interrompidas para a exibição de uma fita de vídeo, com a gravação de um discurso do governador em Nova Laranjeiras, Sudoeste do estado
* Requião visitou a cidade um dia antes para inaugurar o maior colégio público da região
* "Patifaria" e "picaretagem" são alguns dos termos que o governador usou para desqualificar a postura da bancada petista na Assembléia quanto à proposta de lei contra o nepotismo
* Detalhe: o discurso foi pronunciado ao lado do prefeito da cidade, Eugênio Bittencourt (PT)
* "O governador causou um constrangimento e reação das 200 pessoas que participavam do encontro do PT e assistiram à fita", diz André Vargas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais