Ao relembrar momentos da atuação externa do ex-presidente João Goulart nesta quinta-feira (14) pelo Twitter, o Itamaraty comparou a viagem de Jango à China, em 1961, à recente visita do vice-presidente Michel Temer ao país. "Assim como recente viagem do vice-presidente Michel Temer, Jango também chefiou missão à China quando [era] vice de Jânio, em 1961", diz o Ministério das Relações Exteriores.

CARREGANDO :)

A controversa viagem de Jango, no entanto, entrou para a história pela renúncia de Jânio Quadros, ocorrida enquanto o vice estava com os chineses, e pela incerteza política sobre a posse de João Goulart em seu retorno ao país.

Pelo Twitter, o Itamaraty ainda destacou o restabelecimento das relações diplomáticas com a União Soviética no governo Jango, o posicionamento de seu governo contra o isolamento de Cuba da OEA (Organização dos Estados Americanos) e a "manutenção da autonomia [do Brasil] durante a Guerra Fria".

Publicidade

O Ministério recordou ainda a visita, em abril de 1962, do então presidente aos Estados Unidos para encontro com John F. Kennedy. Os tuítes foram postados por ocasião da cerimônia em homenagem à memória de Jango, em Brasília, hoje.