Em sessão extraordinária realizada na tarde de ontem, o Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC-PR) votou a lista tríplice de auditores candidatos à vaga de conselheiro da Corte, aberta com a aposentadoria de Caio Nogueira Soares, em julho. Os auditores escolhidos foram Ivens Linhares, Sérgio Valadares e Claudio Canha.
A lista agora será encaminhada ao governador Beto Richa (PSDB), que deve escolher o novo conselheiro do órgão. Após a definição, o nome será enviado à Assembleia Legislativa, para aprovação dos deputados. Caso seja confirmado, o candidato deverá então passar por uma sabatina antes de assumir o cargo.
Pelos critérios legais, duas das sete vagas de conselheiros do TC-PR são destinadas a técnicos de carreira uma a auditores, outra a procuradores. Antes de ser elevado à condição de conselheiro em 2006, Soares era auditor, portanto só poderia substituí-lo alguém da mesma carreira. Haviam quatro auditores em atividade. O único a não ser indicado, Thiago Barbosa Cordeiro, já havia abdicado o direito de concorrer à vaga. Soares se aposentou compulsoriamente após completar 70 anos.
Esta foi a primeira eleição que tomou como base critérios técnicos da Resolução 47/2014, que estabeleceu parâmetros para a escolha da lista tríplice de auditores.
Ivens Linhares foi o mais bem votado pelo Pleno e é apontado como o favorito a ocupar a vaga, segundo conversas internas no TC-PR. Linhares é considerado pelos servidores do tribunal como um auditor bastante técnico e rigoroso, características que pesam a seu favor.