Ivens Linhares, novo conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) tomou posse na tarde desta quinta-feira (9). Auditor concursado desde 2005, ele recebeu a toga da esposa, que é servidora do TC, e foi homenageado pelos colegas. Linhares é um dos únicos conselheiros que entraram no TC por concurso e não por indicação política. Fernando Soares também era concursado, mas do Ministério Público de Contas.
O conselheiro Ivan Bonilha ressaltou que o colega do curso de Direito da UFPR era "o melhor da turma" e dizia-se que "passaria em qualquer concurso".
Em seu discurso, Linhares afirmou que o Tribunal de Contas terá uma "grande responsabilidade" ao fiscalizar um orçamento de R$ 55 bilhões (considerando governo estadual e municípios). Ele agradeceu o reconhecimento.
O novo conselheiro passará a compor a 2ª Câmara do tribunal. Ele entra no lugar de Caio Soares, que se aposentou recentemente, na vaga destinada a auditores. Apesar de auditor, Soares entrou por indicação do ex-governador Jaime Lerner.
A nomeação de Ivens já havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Beto Richa (PSDB) em setembro.
Aos 45 anos, Linhares já atuou como assessor jurídico no Tribunal de Justiça do Paraná e como procurador da Fazenda Nacional em Londrina e Maringá. Na iniciativa privada, foi responsável pelo setor de exportação de uma fábrica de móveis em Santa Catarina.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia