Em entrevista concedida à TV Câmara, o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), afirmou que os parlamentares decidiram enviar uma junta médica para analisar o estado de saúde do deputado José Janene (PP-PR), que está impossibilitado de vir à Câmara prestar depoimento em razão de cirurgia cardíaca.
- Ele mesmo, na defesa que apresentou por escrito, sugere uma junta médica. Mas nós decidimos que será uma junta de médicos da Câmara dos Deputados - disse Izar, acrescentando que já encaminhou ofício ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo, solicitando que a junta seja formada em 48 horas.
Segundo Ricardo Izar, a relatora do processo contra Janene, deputada Angela Guadagnin (PT-SP) - que também é médica -, deverá acompanhar os médicos da Câmara.
- Já encaminhamos o pedido à Mesa, já conversei com o presidente Aldo e ele vai autorizar - assegurou o deputado. - Vamos aguardar os resultados para ver se ele tem condições de depor no conselho ou se mandaremos uma comissão de parlamentares para ouvi-lo onde ele se encontrar, seja no hospital ou na casa dele.
O presidente do Conselho de Ética revelou que não há ainda uma data marcada, mas prevê que possivelmente no início da semana que vem a junta médica já deverá estar montada. A intenção, segundo Ricardo Izar, é entrar em contato com o advogado do deputado José Janene tão logo a junta médica encerre seus trabalhos, para combinar a tomada de depoimento do parlamentar - que poderá ocorrer em Londrina ou Curitiba, no Paraná, estado de origem do deputado Janene.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa