O Papa Bento XVI já tem carona garantida no período que estiver no Brasil, entre os dias 9 e 13 de maio: chegaram a São Paulo neste domingo (29) os dois veículos especiais utilizados para o transporte do pontífice em trajetos especiais. Batizados de "papamóvel", os carros foram entregues encaixotados à Força Aérea Brasileira (FAB), mas já deixaram o local montados, prontos para serem utilizados durante a visita do Papa.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os veículos devem ser testados pelos motoristas oficiais nos próximos dias.
Os veículos chegaram à Base Aérea de Guarulhos por volta das 15h50 deste domingo, transportados por um avião Hércules C-130 da FAB, que saiu de Roma, na Itália, e fez escalas em Fortaleza (CE) e em Guaratinguetá (a 176 km de São Paulo). São dois papamóveis, fabricados pela Mercedes Benz: um será utilizado em São Paulo, e o outro, em Aparecida (a 167 km da capital). Cada carro tem 2,75 metros de altura, 2,1 m de largura e 4,6 de comprimento.
O plano inicial era armazenar os papamóveis em hangares da FAB, mas, a pedido da Polícia Federal, eles foram transferidos imediatamente em dois caminhões-cegonha para o estacionamento do prédio da Superintendência da Polícia Federal, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, onde chegaram por volta das 17h30.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a mudança foi feita para que os motoristas responsáveis pelos papamóveis, escolhidos pela PF, já possam testar os veículos nos próximos dias. O 'test drive', no entanto, não foi confirmado pela PF. Com os carros, chegaram também duas cópias do manual de operações dos papamóveis.
O segundo papamóvel deve seguir para Aparecida apenas na véspera da visita do Papa, no dia 10 de maio.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião