O Papa Bento XVI já tem carona garantida no período que estiver no Brasil, entre os dias 9 e 13 de maio: chegaram a São Paulo neste domingo (29) os dois veículos especiais utilizados para o transporte do pontífice em trajetos especiais. Batizados de "papamóvel", os carros foram entregues encaixotados à Força Aérea Brasileira (FAB), mas já deixaram o local montados, prontos para serem utilizados durante a visita do Papa.

CARREGANDO :)

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os veículos devem ser testados pelos motoristas oficiais nos próximos dias.

Os veículos chegaram à Base Aérea de Guarulhos por volta das 15h50 deste domingo, transportados por um avião Hércules C-130 da FAB, que saiu de Roma, na Itália, e fez escalas em Fortaleza (CE) e em Guaratinguetá (a 176 km de São Paulo). São dois papamóveis, fabricados pela Mercedes Benz: um será utilizado em São Paulo, e o outro, em Aparecida (a 167 km da capital). Cada carro tem 2,75 metros de altura, 2,1 m de largura e 4,6 de comprimento.

Publicidade

O plano inicial era armazenar os papamóveis em hangares da FAB, mas, a pedido da Polícia Federal, eles foram transferidos imediatamente em dois caminhões-cegonha para o estacionamento do prédio da Superintendência da Polícia Federal, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, onde chegaram por volta das 17h30.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a mudança foi feita para que os motoristas responsáveis pelos papamóveis, escolhidos pela PF, já possam testar os veículos nos próximos dias. O 'test drive', no entanto, não foi confirmado pela PF. Com os carros, chegaram também duas cópias do manual de operações dos papamóveis.

O segundo papamóvel deve seguir para Aparecida apenas na véspera da visita do Papa, no dia 10 de maio.