O vereador Jair Cézar (PTB) assumiu interinamente a prefeitura na terça-feira à tarde, em função de licença do prefeito Beto Richa e do vice-prefeito, Luciano Ducci. Poderia apenas cumprir o protocolo e, em uma semana de recesso da prefeitura, ocupar a nobre função silenciosamente. Mas não perdeu um minuto do tempo em que ficou no gabinete principal da prefeitura de Curitiba, aproveitando ao máximo seu presente de Natal.

CARREGANDO :)

Durante os três últimos dias, Jair Cézar teve uma agenda repleta de eventos. Recebeu funcionários públicos, vereadores, deputados eleitos. Homologou a contratação das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Barigüi, na CIC, e da ampliação da Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette. Tomou café da manhã com inspetores de ensino e comunidade evangélica, recebeu conselheiros tutelares de várias regiões da cidade e não deixou de abrir espaço para os representantes do bairro onde atua como vereador, o Bairro Alto. A diretoria do Clube Atlético Bairro Alto foi fazer uma visita para o prefeito interino.

Na quinta-feira, sancionou uma lei de sua autoria, que define que os programas e serviços municipais que tenham relação com alimentação passem a contar com a coordenação de um nutricionista técnico responsável. A assinatura da lei foi feita na presença da direção do Conselho Regional de Nutricionistas. "Fiz tudo que tinha de ser feito na ausência do titular e do vice. A cidade não teve nenhum prejuízo, nenhum documento ficou sem ser assinado, nenhuma obra parada", disse Cézar. Todos seus compromissos como prefeito foram registrados, com matérias e fotos, pela agência de notícias da prefeitura.

Publicidade

Vereador há 20 anos, Cézar sentiu o que é estar do outro lado da mesa. "Ser prefeito é uma responsabilidade muito grande. Se fizer alguma coisa errada nesses dias que estou aqui, serei cobrado durante muito tempo", diz.

Para o prefeito interino, o mais importante nesses poucos e rápidos dias foi ouvir setores da sociedade. Todas as reivindicações que recebeu nesses dias serão inseridas em um relatório documentado que pretende entregar para o prefeito Beto Richa, incluindo seu ponto de vista sobre o assunto. "Nenhuma visita que recebi foi tempo perdido", diz.

Hoje o prefeito interino ainda cumpre agenda. Vai entregar a pavimentação da Rua Paulo Friebe, no Bosque Irmã Clementina, Região Leste da cidade. Domingo passa o posto para o vice-prefeito, Luciano Ducci. Beto Richa volta para a administração no dia 8 de janeiro.

O vereador sabe que essa foi uma experiência que dificilmente se repetirá. Ele só assumiu a prefeitura por ser o vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba e na impossibilidade do vice-prefeito e do presidente do Legislativo, João Cláudio Derosso (PSDB) assumir, é o vice da Câmara quem substitui o prefeito. Mas a nova composição da mesa da Câmara já foi eleita e Jair Cézar não faz mais parte da direção da Casa.

O vereador vai marcar seus 20 anos de mandato colocando todas as suas ações em um livro. Os cinco dias à frente da prefeitura terão destaque na publicação.

Publicidade