O vereador Jair Cézar (PTB) assumiu interinamente a prefeitura na terça-feira à tarde, em função de licença do prefeito Beto Richa e do vice-prefeito, Luciano Ducci. Poderia apenas cumprir o protocolo e, em uma semana de recesso da prefeitura, ocupar a nobre função silenciosamente. Mas não perdeu um minuto do tempo em que ficou no gabinete principal da prefeitura de Curitiba, aproveitando ao máximo seu presente de Natal.
Durante os três últimos dias, Jair Cézar teve uma agenda repleta de eventos. Recebeu funcionários públicos, vereadores, deputados eleitos. Homologou a contratação das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Barigüi, na CIC, e da ampliação da Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette. Tomou café da manhã com inspetores de ensino e comunidade evangélica, recebeu conselheiros tutelares de várias regiões da cidade e não deixou de abrir espaço para os representantes do bairro onde atua como vereador, o Bairro Alto. A diretoria do Clube Atlético Bairro Alto foi fazer uma visita para o prefeito interino.
Na quinta-feira, sancionou uma lei de sua autoria, que define que os programas e serviços municipais que tenham relação com alimentação passem a contar com a coordenação de um nutricionista técnico responsável. A assinatura da lei foi feita na presença da direção do Conselho Regional de Nutricionistas. "Fiz tudo que tinha de ser feito na ausência do titular e do vice. A cidade não teve nenhum prejuízo, nenhum documento ficou sem ser assinado, nenhuma obra parada", disse Cézar. Todos seus compromissos como prefeito foram registrados, com matérias e fotos, pela agência de notícias da prefeitura.
Vereador há 20 anos, Cézar sentiu o que é estar do outro lado da mesa. "Ser prefeito é uma responsabilidade muito grande. Se fizer alguma coisa errada nesses dias que estou aqui, serei cobrado durante muito tempo", diz.
Para o prefeito interino, o mais importante nesses poucos e rápidos dias foi ouvir setores da sociedade. Todas as reivindicações que recebeu nesses dias serão inseridas em um relatório documentado que pretende entregar para o prefeito Beto Richa, incluindo seu ponto de vista sobre o assunto. "Nenhuma visita que recebi foi tempo perdido", diz.
Hoje o prefeito interino ainda cumpre agenda. Vai entregar a pavimentação da Rua Paulo Friebe, no Bosque Irmã Clementina, Região Leste da cidade. Domingo passa o posto para o vice-prefeito, Luciano Ducci. Beto Richa volta para a administração no dia 8 de janeiro.
O vereador sabe que essa foi uma experiência que dificilmente se repetirá. Ele só assumiu a prefeitura por ser o vice-presidente da Câmara Municipal de Curitiba e na impossibilidade do vice-prefeito e do presidente do Legislativo, João Cláudio Derosso (PSDB) assumir, é o vice da Câmara quem substitui o prefeito. Mas a nova composição da mesa da Câmara já foi eleita e Jair Cézar não faz mais parte da direção da Casa.
O vereador vai marcar seus 20 anos de mandato colocando todas as suas ações em um livro. Os cinco dias à frente da prefeitura terão destaque na publicação.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas