O dia 2 de abril é o último dia para que governadores, prefeitos e secretários deixem os cargos que ocupam para poderem disputar as eleições de outubro. A proximidade da data limite para desincompatibilização deu início a "dança das cadeiras" na administração estadual e municipal. Nesta sexta-feira (26), a prefeitura de Curitiba anunciou que com a saída de Rui Hara da secretaria de governo, quem assume a pasta é Luiz Fernando Jamur.
Rui Hara deixará o cargo para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná. O nome de Jamur foi definido pelo prefeito Beto Richa (PSDB) e pelo vice Luciano Ducci em uma reunião com a bancada de apoio da Câmara de Vereadores. Jamur ocupa atualmente a secretaria de Urbanismo.
De acordo com a prefeitura, o substituto de Jamur no Urbanismo ainda não foi definido. Na reunião com a bancada, também ficou definido que o vereador Mario Celso Cunha continuará como líder do governo municipal na Câmara.
Outro que já anunciou a saída, mas da administração estadual, é o secretário do Trabalho, Nelson Garcia. Ele será candidato a deputado estadual. Richa e Requião
Na próxima terça-feira (30) Beto Richa deixará a prefeitura para disputar o governo do estado. O vice Luciano Ducci assumirá em sessão marcada para às 10 horas na Câmara. O governador Roberto Requião (PMDB) também deixará o cargo na próxima semana. Ele deverá ser um dos pré-candidatos ao Senado.
A posse do vice Orlando Pessuti como governador está marcada para o dia 1º. A cerimônia será realizada no Palácio das Araucárias, logo após a solenidade na Assembleia Legislativa, que ocorrerá às 18 horas.
Veja no infográfico o calendário eleitoral
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento