Uma visita ilustre à Câmara dos Deputados causou frisson e uma certa “apreensão” nas dependências da Casa na tarde desta quarta-feira (17). De férias e à paisana, o policial federal Newton Ishii circulou pelo plenário e foi tietado por parlamentares, assessores e seguranças.
Ishii participou mais cedo da posse da diretoria da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e aceitou o convite do deputado Aluísio Mendes (PTN), ex-agente da PF, para visitar o Congresso. “Fiz questão de trazê-lo aqui para conhecer as dependências da Casa”, resumiu Mendes.
Famoso por escoltar os presos da Operação Lava Jato, hoje o “japonês da Federal” foi conduzido pelos parlamentares. Em uma breve visita ao plenário da Casa, Ishii teve pouco tempo para contemplar o lugar. O policial logo foi cercado para tirar fotos e ouviu elogios por sua atuação nas operações da PF. Entre os deputados que tietaram o agente estavam Tiririca (PR-SP), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), Arnaldo Jordy (PPS-PA) e José Carlos Aleluia (DEM-BA).
O deputado Aluísio Mendes disse que Ishii é muito reservado e que se incomoda com o assédio. “Ele não conseguiu visitar direito a Câmara hoje”, lamentou. Mendes desconversou sobre o possível clima de apreensão entre os deputados, já que alguns parlamentares são investigados pela Operação Lava Jato. “Hoje foi mais tietagem do que apreensão”, afirmou.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião