Recife (AE) – Um jingle do cantor e compositor pernambucano Nando Cordel será adotado pela Frente Parlamentar por um Brasil sem Armas, presidida pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB). "Por um Brasil sem armas, diga sim, diga sim, diga sim/Por um Brasil da paz, diga sim, diga sim, vote sim", diz a música para estimular a população a votar pela proibição da venda de armas no referendo de 23 de outubro.

CARREGANDO :)

Ontem à tarde, na abertura do comitê estadual pelo desarmamento no Recife, o primeiro do país, foi lançado o jingle. Calheiros destacou a importância do desarmamento como primeiro passo para mudar o quadro de violência no país, que tem mais de 20 milhões de armas ilegais para 5 milhões de armas legais.

"Nos últimos anos houve uma completa banalização da venda de armas no Brasil", afirmou o senador, ao lembrar que o Brasil tem menos de 3% da população mundial, mas responde por 10% dos crimes ocorridos no planeta. "É como uma epidemia e como tal deve ser enfrentada."

Publicidade

Secretário nacional da Frente por um Brasil sem Armas, o deputado federal Raul Jungmann (PPS), destacou que mais de 60% dos crimes no Brasil ocorrem, hoje, por motivos banais como briga no trânsito, discussão em família. "A arma em casa potencializa o risco de morte de homens de bem." Ainda nesta semana a Frente Parlamentar abre o comitê estadual do Rio.