Carmem Murara representou o GRPCOM no lançamento oficial;| Foto: Divulgação

Com o slogan “Seja grande como os seus Direitos”, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou nesta terça-feira (23), em Brasília, a campanha “João Cidadão”, inspirada no projeto criado em 2010 pelo jornal Gazeta do Povo que passa a ser adotado em todo o país. A campanha tem como proposta levar informação sobre cidadania e direitos humanos a jovens e adolescentes e aproximar o Ministério Público da sociedade.

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Reeditado, João Cidadão agora é um jovem de 17 anos e tem como colegas os personagens Dona Promotora e Wander Lei, todos desenhados em mangá. Em redes sociais, site, veículos de comunicação, cartilhas e revista, o Conselho divulgará conteúdo sobre os direitos dos cidadãos, por meio de uma linguagem bem-humorada e dinâmica, apta a aproximar os jovens do debate sobre a cidadania.

Participaram do lançamento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o presidente do CNMP e procurador geral da República, Rodrigo Janot, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, Jarbas Soares, o promotor de Justiça Eduardo Cambi, do Ministério Público do Paraná, um dos responsáveis pelo novo projeto. A gerente de Comunicação do Grpcom, Carmem Murara, representou a Gazeta do Povo, apoiadora oficial da versão nacional do João Cidadão.

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Ações

João Cidadão terá uma página nas redes sociais e um hotsite onde o público vai poder tirar dúvidas e fazer denúncias. Também será feita divulgação em meios de comunicação e será editada uma revista sobre direitos, para ser distribuída em escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Membros do MP também devem visitar as instituições de ensino para conversar sobre direitos. Assim como no João Cidadão inicial, esse novo projeto vai retratar diversos momentos da vida , desde o nascimento até a maturidade. Entre as questões abordadas estão violência doméstica, bullying e feminicídio.