O Senado homenageou na manhã desta quarta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, em seu último dia de trabalho. Conduzida pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros, a sessão teve a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Aldo Rebelo, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Vantuil Abdala, além de ministros e de desembargadores dos principais tribunais.
Nelson Jobim antecipou sua aposentadoria e vai deixar o cargo nesta quarta-feira. Seu mandato terminaria apenas em julho, mas Jobim decidiu antecipar para março, o que permitiria uma possível candidatura nas eleições de outubro.
Jobim nega que vai participar das eleições, mas já revelou que vai se filiar ao PMDB. No início do ano, as pesquisas de intenções de voto chegaram a incluir o ministro do STF como candidato à presidente pelo partido.
No lugar de Nelson Jobim entra a ministra Ellen Gracie, vice-presidente do STF. A ministra assume o cargo interinamente, pois só vai tomar posse como nova presidente do Supremo no dia 27 de abril.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano