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Horas depois de o vice-presidente da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ter cobrado pressa da Aeronáutica em fornecer as informações sobre o acidente com o Airbus da TAM, o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que, se a CPI quiser a íntegra das caixas-pretas, não há o que discutir, já que a prerrogativa está na Constituição. Em depoimento na própria CPI, o chefe de investigação da Aeronáutica também assegurou que os parlamentares poderão ter acesso aos dados sigilosos.

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O deputado dissera que ia fazer cumprir a determinação de obter as informações das caixas-pretas, nem que fosse à força.

- A CPI está dando uma ordem que tem que ser cumprida. Se for necessário, faremos até busca e apreensão. A CPI terá acesso aos dados, nem que seja na marra - afirmou.

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Eduardo Cunha fez questão de dizer que a CPI não vai atrapalhar as investigações, apenas exige acesso aos dados das caixas-pretas do Airbus. Segundo ele, sem essas informações, o trabalho da CPI é inócuo.

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, prestou depoimento em seguida às declarações do deputado. O brigadeiro afirmou que as caixas-pretas dos aviões foram criadas para prevenir acidentes e não para identificar culpados ou responsáveis. Ele voltou atrás em suas declarações anteriores, quando disse que só repassaria o conteúdo das caixas-pretas sob determinação da Justiça.

- Possa ser que eu tenha me expressado mal. Nós só queremos ajudar e proteger. Por isso o nosso cuidado para que não sejam divulgados - disse, afirmando que "nunca disse que não passaria os dados". - O nosso pedido é que quem mais tiver acesso a essas informações tenha o mesmo compromisso - completou.

Técnicos americanos examinam a caixa-preta do Airbus da TAM Os técnicos que examinam as duas caixas-pretas do Airbus da TAM, no EUA, precisarão consultar novos parâmetros para concluir a sincronização dos dados. Com isso, o término desta análise, que deve apontar as prováveis causas do acidente, pode não acontecer nesta quinta-feira, como era previsto .

Kersul admite que manete podia estar fora do lugar

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O brigadeiro ressaltou que a autorização para o uso de informações da caixa-preta em investigações policiais pode levar comandantes a se negar a voar em aeronaves que gravem tudo e que possam produzir provas contra eles mesmos. Kersul Filho anunciou que o prazo para o Cenipa concluir a investigação sobre o acidente é de 10 meses. Segundo ele, o prazo médio mundial é de 18 meses e, no acidente com o avião da Gol no ano passado, foi de 12 meses.

Kersul Filho disse ser possível que o manete do Airbus da TAM tenha causado o acidente. A Airbus divulgou um comunicado sobre a posição correta do manete que controla a velocidade do avião, explicando como deve ser utilizado (em ponto morto durante o pouso). Questionado por repórteres se esse informe da Airbus poderia indicar que o manete estava fora do lugar, Jorge Kersul respondeu que sim, "pode".

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, presta depoimento na CPI da Câmara Entre as hipóteses investigadas pelo Cenipa estão a qualidade da pista principal do Aeroporto de Congonhas, que tinha passado recentemente por reforma e ainda não possuía ranhuras; o sistema de frenagem na aeronave ou algum item mecânico; e até erro da tripulação na cabine do Airbus A320.

- Não seria adequado agora antecipar qualquer coisa, porque não teríamos dados para arriscar - reiterou o militar.

Kersul, porém, considerou improváveis três das possíveis causas do acidente: a inoperância de um dos reversos, a ausência de grooving (ranhuras para escoamento da água) na pista e as condições meteorológicas.

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Brigadeiro demonstra medo de perder o cargo e provoca risos

O chefe do Cenipa arrancou risos dos deputados ao fazer um comentário quando caiu a sua placa de identificação na mesa.

- Tomara que não seja um mau presságio - disse Kersul.

Cunha tentou acalmar o militar:

- Não é um avião, é só uma placa - afirmou.

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- Confesso que não pensei num avião, mas em minha função - disse o chefe do Cenipa, arrancando risos dos deputados.Gabeira defende auditoria internacional

A CPI do Apagão aprovou em bloco 14 requerimentos de informação sobre o acidente, como detalhes das gravações das caixas-pretas do Airbus. A CPI também aprovou a realização de uma audiência conjunta entre os familiares dos acidentes com o Boeing da Gol, ocorrido em setembro passado , e da TAM.

Auditoria externa

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) apresentou um requerimento propondo a realização de uma auditoria externa independente no setor aéreo brasileiro. Para Gabeira, a crise que afeta o setor já ocorreu em outros países, como a Suíça, e as autoridades tiveram coragem de pedir uma auditoria externa que ajudou a resolver o problema.

- Pedir ajuda ao exterior não significa diminuição do nosso país. Já estamos recebendo ajuda dos Estados Unidos para avaliar o conteúdo das caixas-pretas - disse o parlamentar.

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O deputado Eduardo Cunha, no entanto, ponderou que esse tipo de recomendação só pode ser feito num relatório, parcial ou conclusivo, da CPI, e que um requerimento não é o instrumento adequado. Um dos requerimentos aprovados pela CPI nesta quinta prevê a criação de uma subcomissão para analisar as propostas já em tramitação na Câmara para criar a Lei Geral da Aviação Civil. A comissão também aprovou a realização de diligências ao Aeroporto de Congonhas para verificar as condições da pista, ao Cindacta 4, onde houve a pane no sistema, e na base de manutenção da TAM em Congonhas.

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