Em dia de amistoso da seleção brasileira de futebol, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou ontem uma sessão rápida, de apenas uma hora. Na ordem do dia, quase todos os projetos estavam sendo votados em segundo turno, e nenhum foi discutido. No pequeno e no grande expediente, apenas discursos breves. Às 15h45 já não havia mais nada a discutir e a sessão foi encerrada. Cinco minutos depois, os seguranças do plenário se amontoavam ao redor de um computador na sala de imprensa para assistir ao jogo do Brasil contra o Panamá.
Emenda do PT
A bancada do PT na Assembleia apresentou ontem uma emenda ao projeto que amplia o número de cargos comissionados no Ministério Público do Paraná (MP). No texto original, o projeto prevê também a redução do índice mínimo de concursados em cargos de confiança de 10% para 5%. Pela emenda da bancada petista, esse artigo seria suprimido. No entendimento do deputado estadual Tadeu Veneri, líder do PT, essa redução desestimularia o uso de servidores de carreira em funções comissionadas.
233 mil ações tramitam na Justiça contra possíveis candidatos nesta eleição. As suspeitas serão analisadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e os envolvidos podem se enquadrar como fichas-sujas. As informações são da Agência Brasil.
Fórum no Pinheirinho
Foi inaugurado ontem, no bairro Pinheirinho, em Curitiba, um novo Fórum Descentralizado para atender as demandas judiciárias da região. O Fórum, que fica na Avenida Winston Churchill, 2471, contará com atendimento gratuito de Juizados Especiais Cíveis, Criminais, Vara da Fazenda Pública e Varas da Família, Sucessões, Infância e Juventude. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.
Posse na Ajufe
O juiz federal Antônio César Bochenek assumirá hoje a presidência da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em Brasília. Bochenek é o primeiro paranaense a comandar a entidade.Com mandato de 2014 a 2016, ele terá como desafios o fortalecimento da primeira instância, a democratização das relações internas, a criação de mecanismos de incentivo ao desenvolvimento da carreira e o aprimoramento da Justiça Federal e do Poder Judiciário, especialmente com as discussões sobre uma possível nova Lei de Organização da Justiça Federal.
Reformas em debate
Com o tema "As reformas de que o Brasil precisa", a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Paraná irá promover a V Conferência Estadual dos Advogados. O evento irá ocorrer de 13 a 15 de agosto, em Curitiba, e terá mais de 50 palestras.
Teses da morte de JK
A Comissão Municipal da Verdade de São Paulo irá à Justiça contra a tese de que a morte de Juscelino Kubitschek foi provocada por um acidente de trânsito. Em dezembro, a Comissão concluiu que Juscelino e seu motorista foram vítimas de atentado organizado por militares. Já a Comissão Nacional da Verdade indicou, em abril, que o acidente de trânsito foi a causa da morte.
Pinga-fogo
"Há uma tramitação. [O processo de aposentadoria] não é assim tão simples. Leva uns 15 dias."
Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele negou que a saída tenha sido motivada por possíveis ameaças.
Colaboraram: Chico Marés, Kelli Kadanus, Luan Galani e Bruna Maestri Walter.
Deixe sua opinião