Considerada uma das favelas mais seguras do Rio, a Tavares Bastos, no Centro, foi a comunidade escolhida pelo jornalista britânico Bob Nadkarni para ser seu lar. Em 2005 ele fundou o hotel Maze Inn, que serve de apoio para gravações e filmagens na favela. Agora o jornal inglês "The Guardian" descobriu o empreendimento e publicou neste sábado (24) reportagem sobre a vista privilegiada e única do hotel.
O jornal diz que "o burburinho do centro do Rio de Janeiro vai da base do morro no qual a casa se empoleira até a Baía de Guanabara. Pela água, salpicada de iates e barcos de pesca, é possível traçar os caminhos dos bondinhos que deslizam para cima e para baixo da icônica pedra do Pão de Açúcar".
A reportagem foi publicada no caderno de turismo e considera que "essas vistas panoramâmicas estão entre os únicos privilégios de viver em uma favela do Rio".
O jornal conta ainda como Bob se apaixonou e se mudou para a favela. Segundo o autor da reportagem, em 1990 o britânico foi levar de carro sua então empregada doméstica para casa e se encantou com a vista. Foi quando ele decidiu se estabelecer na comunidade. Segurança na favela
A melhora da segurança no local também é creditada em parte ao jornalista. A publicação diz que ele apresentou um projeto para um galpão abandonado ao então governador Anthony Garotinho, desafiando-o a instalar lá uma base policial.
"Forçadas a agir por tal desafio público, as autoridades concordaram e, no fim do ano, haviam expulsado os traficantes de drogas, fazendo da favela um dos bairros mais seguros da cidade", diz o jornal.
A reportagem comenta que o local se transformou em ponto de atração para estrangeiros e locação para gravações de programas de TV e filmes, como o recente "O incrível Hulk", com Edward Norton no papel principal.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião