O vice-presidenteJosé Alencar (PRB), de 75 anos, vai se submeter a nova cirurgia para retirada de um tumor, após duas intervenções similares realizadas no ano passado.
A cirurgia está marcada para dia 29 de outubro, informou seu chefe de gabinete, Antonio Adriano da Silva, sem adiantar o local. O assessor afirmou que exames recentes detectaram um tumor localizado no retroperitônio, na região do abdome.
Antes, na semana que vem, Alencar assume a Presidência durante viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África. Lula embarca no domingo à noite e retorna na sexta-feira, dia 19.
Vice foi operado em Nova York em outubro de 2006
Em novembro do ano passado, após as eleições presidenciais, Alencar já havia passado por cirurgia para retirada de um tumor no abdome. O vice-presidente foi operado no hospital Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, localizado em Nova York, um dos mais conceituados hospitais de câncer do mundo.
Esta operação se seguiu a outra similar ocorrida em julho do mesmo ano. Os problemas de saúde do vice-presidente surgiram há dez anos, quando os tumores malignos foram detectados. Ele voltou a trabalhar cerca de dez dias após a cirurgia realizada em novembro.
Em casos de afastamento do vice por motivos de saúde, quem assume a presidência da República nas viagens do presidente é o presidente da Câmara, no caso, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Na falta deste, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); por último, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião