Numa solenidade fechada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse na manhã desta segunda-feira ao novo advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, em substituição a Álvaro Ribeiro, que deixou o cargo para tratar de projetos pessoais. Com a posse de Toffoli, que foi subscretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil na gestão de José Dirceu, Lula dá início à reforma ministerial.
No discurso de saudação ao novo ministro, Lula disse que ele terá muitos problemas para enfrentar, não só na defesa da União, mas em relação a assuntos da própria categoria. Lula também agradeceu o trabalho desenvolvido por Álvaro Ribeiro nos últimos quatro anos e destacou a lealdade do ex-ministro.
- Eu gostaria de agradecer à lealdade e à seridade com que o Álvaro tratou os processos no STF (Supremo Tribunal Federal) e as defesas extraordinárias do governo, que, se não fossem feitas, perderíamos milhões, ou até bilhões - discursou o presidente.
A posse de Toffoli foi prestigiada pelos ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Guido Mantega (Fazenda), Luiz Dulci (Secretarial Geral da Presidência), Tarso Genro (Relações Institucionais) e Waldir Pires (Defesa). A transmissão de cargo está prevista para as 14h30m.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Deixe sua opinião