Numa solenidade fechada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse na manhã desta segunda-feira ao novo advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, em substituição a Álvaro Ribeiro, que deixou o cargo para tratar de projetos pessoais. Com a posse de Toffoli, que foi subscretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil na gestão de José Dirceu, Lula dá início à reforma ministerial.
No discurso de saudação ao novo ministro, Lula disse que ele terá muitos problemas para enfrentar, não só na defesa da União, mas em relação a assuntos da própria categoria. Lula também agradeceu o trabalho desenvolvido por Álvaro Ribeiro nos últimos quatro anos e destacou a lealdade do ex-ministro.
- Eu gostaria de agradecer à lealdade e à seridade com que o Álvaro tratou os processos no STF (Supremo Tribunal Federal) e as defesas extraordinárias do governo, que, se não fossem feitas, perderíamos milhões, ou até bilhões - discursou o presidente.
A posse de Toffoli foi prestigiada pelos ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça), Guido Mantega (Fazenda), Luiz Dulci (Secretarial Geral da Presidência), Tarso Genro (Relações Institucionais) e Waldir Pires (Defesa). A transmissão de cargo está prevista para as 14h30m.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião