A adolescente baiana de 15 anos internada com um quadro de anorexia nervosa comeu, nesta quarta-feira (6), um pedaço de chocolate na enfermaria do Hospital São Matheus, em Feira de Santana (BA). Apesar disso, a alimentação da jovem, internada desde segunda-feira (4) por determinação da Justiça, ainda é feita basicamente com a ajuda de uma sonda.
Segundo a equipe médica que atende a adolescente, ela está bem e seu estado é considerado estável. O médico Joaquim Paulo Santana, que examinou a jovem na manhã desta quarta-feira, afirmou que a adolescente geralmente se recusa a comer e, por isso, recebe a alimentação através do aparelho. O médico informou que a paciente pode receber alta ainda nesta semana. Ordem da Justiça
Vítima de anorexia nervosa, a adolescente fazia tratamento em um centro de saúde há três meses. Ela foi internada depois de uma determinação da Justiça, que acatou um pedido da equipe médica responsável pelo tratamento. "Chegou ao ponto de ela ter complicações clínicas graves, que poderiam levar a óbito. Então, entramos em contato com a Vara da Infância e da Juventude e pedimos à Justiça que nos ajudasse", justificou a coordenadora do centro, Ribevânia Cunha.
A garota começou o tratamento com 39 quilos e, mesmo com o acompanhamento médico, chegou a perder mais quatro quilos. Há 15 dias, ela estava se alimentando em casa através de sondas.
Reação
Os pais não concordaram com a internação. A mãe da menina disse estar revoltada com a forma como a filha foi retirada de casa. "Eu estava esperando a carteira do convênio (médico) chegar", disse a mãe, que não quer ter seu nome divulgado.
O juiz responsável pelo caso disse que não houve abuso no procedimento da Justiça e que, diante da avaliação médica, a alternativa era encaminhar a menina para internação. "Foi cumprido um mandado em nome dos princípios da vida e da saúde que deve-se assegurar à criança e ao adolescente, colocando-os a salvo de qualquer situação de risco", afirmou o juiz Valter Ribeiro Júnior
A adolescente sonhava em ser modelo e fazia regime desde os 13 anos, segundo a mãe. "Ela botou na cabeça que queria ser modelo", disse a mãe. "Há uns quatro meses, ela começou a tirar totalmente o alimento."
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF