O juiz federal Murilo Mendes enviou um ofício à Câmara de Vereadores de Sinop, no Mato Grosso, para requisitar ao plenário para interrogar os pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, no caso do acidente com o Boeing da Gol. As audiências estão previstas para acontecer no fim de agosto.
A presidente da Câmara, Sinéia Abreu (PSDB), leu durante a sessão plenária de segunda-feira (13) o documento enviado pelo magistrado solicitando o espaço para os depoimentos. A vereadora informou que cedeu o plenário e o reservou para a Justiça Federal nos dias 27 e 28 de agosto.
Esta será a primeira audiência no processo em que Lepore e Paladino são acusados pelo segundo maior acidente aéreo da aviação brasileira. O jato Legacy bateu em um Boeing da Gol em 29 de setembro do ano passado. Os pilotos são acusados de atentado contra a segurança de transporte aéreo, com agravante pelas 154 mortes, conforme denúncia do Ministério Público acolhida pela Justiça. Carta rogatória
Os pilotos, que não são obrigados a comparecer à audiência marcada, mesmo com o tratado de cooperação entre os dois países, podem ser interrogados por carta rogatória. Nesse tipo de procedimento, o juiz brasileiro envia as perguntas e um juiz americano fica encarregado de questioná-los.
O advogado Theodomiro Dias Neto, que defende os pilotos, disse que Lepore e Paladino podem vir ao Brasil com um salvo-conduto para não serem presos. O advogado defende que os pilotos podem e devem prestar depoimentos nos Estados Unidos.
Inelegibilidade de Caiado embaralha ainda mais a disputa pela presidência em 2026
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios atuais de obstrução
Lula diz que Braga Netto tem direito à presunção de inocência que ele não teve
Governo prioriza emendas de PL e Centrão ao liberar R$ 7,3 bi na última semana
Deixe sua opinião